Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Exposição no Centro Cultural de Pedro do Rio exalta a tradição carnavalesca do distrito

Até a próxima sexta-feira (24), o Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa exibe a mostra “Pedro do Rio recordando sua folia” com fotografias, registros na imprensa, fantasias e adereços bem coloridos que relembram a tradição carnavalesca do distrito.  A entrada é gratuita.

“Queremos mostrar que o Carnaval aqui é antigo e era uma diversão muito saudável e familiar, quando era forte a tradição de pular Carnaval nos clubes, que em Petrópolis sempre foi mais forte. Tínhamos o baile no Esporte Clube Pedro do Rio e depois nasceu o Império da Vila, fortalecendo o Carnaval de rua. Mas o principal, que aqui era uma folia muito tranquila”, enfatizou o coordenador do Centro Cultural, Joel Vieira, quem idealizou a exposição.

Estarão expostas diversas fotografias e recortes de jornais, em registros dos tempos áureos da folia de Pedro do Rio, nas décadas de 1960 e 1970. Além disso, o público terá a oportunidade de ver algumas das fantasias usadas na folia nessa época e sambas de enredo quem embalaram o Império da Vila. O evento terá, ainda, homenagem a duas figuras ilustres para a comunidade carnavalesca do distrito: Carmela Pizzuto Xavier, a Dona Neném, e Erunildes Cardoso de Almeida.

“Faremos essa homenagem a duas das nossas baianas, moradoras antigas da comunidade de Pedro do Rio, com 82 anos, que muito fizeram pelo Carnaval aqui da região com seu trabalho, carinho e dedicação. Elas sempre estiveram presentes, mas nos deixaram no ano passado”, contou Joel sobre a homenagem que deve ter a presença da família das homenageadas.

Durante os dias da mostra, o espaço ficará aberto para visitação de 9h30 até 20h, mas volta a abrir na quinta-feira (2) no horário normal, de 9 às 18h.

Serviço

Onde: Rua Capitão José Leal, Pedro do Rio, Petrópolis – RJ

Visitação: de segunda a sexta, de 9 às 18h

Exposição: de terça (21.02) a sexta-feira (24.02), de 9h30 às 20h

Quanto: entrada gratuita

Informações: (24) 2246-9302

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).