Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Praça Dom Pedro recebe o bloco “Xô Mosquito” nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (24), agentes das secretarias de Saúde e de Defesa Civil vão colocar o bloco da campanha “Xô Mosquito” na rua. A ação de conscientização começa às 9h, na Praça Dom Pedro, com a distribuição de panfletos e faixas educativas. A campanha envolve as secretarias de Educação, Saúde e Defesa Civil no combate ao vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya e já vistoriou mais de 7.500 imóveis, com a identificação de 258 possíveis focos das doenças. Em 10 dias, as equipes atuaram também em 37 Centros de Educação Infantil (CEIs), chegando a duas mil pessoas, entre alunos, pais e professores.

A partir do dia 15 de março, as equipes da Defesa Civil também vão atuar nas creches particulares. Quatro datas foram separadas após o convite das escolas.

“A campanha está sendo muito divulgada e falada na cidade. Quanto mais pessoas nossa equipe atingir, melhor. É importante o interesse também das creches particulares”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Coronel Paulo Renato Vaz, que confirmou as visitas nas creches Crescer, no Centro, e João de Barro, em Itaipava. “Já temos duas agendadas para o dia 15 de março e mais duas para o dia 20. Vamos fechar a campanha atingindo pelo menos nove mil pessoas”, afirmou Paulo Renato.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho, as regiões identificadas no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) estão tendo uma atenção especial neste mês de fevereiro.

“Está fazendo muito calor, com pouca chuva, por isso estamos dando atenção especial aos locais que sabemos que o índice de infestação é maior. Neste mês, redobramos a atenção no Chácara das Rosas, Valparaíso, Bonsucesso, Cascatinha, Madame Machado e Estrada das Arcas. É fundamental o apoio da população, não só permitindo a entrada dos agentes nas residências, como também fiscalizando e exterminados os possíveis focos do mosquito em suas residências”, alertou.

Até o momento, desde o início do ano, as equipes da vigilância sanitária já visitaram mais de 20 mil imóveis. “A mobilização que estamos fazendo está sendo muito positiva, principalmente porque está despertando na nossa equipe o senso de integração, com foco no combate ao mosquito”, explicou Dayse.

site da Prefeitura de Petrópolis também destaca a campanha “Xô Mosquito”, com dicas de proteção e explicação sobre as diferenças dos sintomas da dengue, zika e chikungunya, além de oferecer um espaço para as gestantes, com o esclarecimento de dúvidas sobre a microcefalia.

A campanha também conta com o apoio da Cruz Vermelha, que doou 200 repelentes que estão sendo distribuídos durante as visitas, e do 32º Batalhão do Exército, que está atuando nas escolas municipais, estaduais e particulares todas as sextas-feiras.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).