Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Coluna Literária

[Coluna literária] “Antes que eu vá” – Lauren Oliver

E se após a morte, você tive a chance de reviver seus últimos dias? O que você faria? O que você falaria? Quem você beijaria?

No dia 12 de fevereiro, ao sair de uma festa, Samantha Kingston morre após sofrer um acidente de carro. Depois da escuridão, ela acorda novamente no dia 12 e tem a chance de reviver todos os acontecimentos do dia. Porém, com essa segunda chance, ela resolve fazer algumas coisas diferentes, agir de uma outra maneira, falar com pessoas que sempre ignorou, mas a cada nova tentativa, alguma pessoa é afetada e ela não consegue evitar o desfecho trágico daquela noite.

Adolescente popular, com um namorado gato do time de lacrosse, Sam é o estereótipo daquelas “nojentinhas” que ridicularizam os mais retraídos, ignora outros que tentam se aproximar e leva uma vida fútil. Mas a cada vez que acorda no mesmo dia, ela vai conhecendo um pouco mais de si mesma e de suas amigas mais próximas, além de começar a perceber quem e quais são as coisas que de fato importam.

Com uma premissa semelhante a de filmes como “Antes que termine o dia”, “Efeito Borboleta”, “Feitiço do Tempo”, e a de obras como “Se eu Ficar” e “Fio da vida“, o livro fala de temas comuns ao universo adolescente como bullying, suicídio, distúrbios alimentares, mas, principalmente, de como nossas atitudes e escolhas impactam a vida dos outros.

Com uma escrita envolvente, Lauren Oliver consegue prender a atenção mesmo com uma história “batida” e previsível.

“É impressionante como as coisas mudam com facilidade, como é fácil começar na mesma estrada que sempre pega e parar em um lugar novo. Um passo em falso,, uma pausa, um desvio, e você acaba com novos amigos, uma reputação ruim, um namorado, ou um término de namoro. Nunca me ocorreu antes; nunca pude enxergar. E me faz sentir, estranhamente, como se todas essas possibilidades existissem simultaneamente, como se cada momeno que vivemos contivesse milhares de outros momentos diferentes”.

A história foi adaptada para o cinema e estreia neste semestre, confira o trailer:

 

Marianne Wilbert

Jornalista, pós-graduada em mídias digitais.
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).