Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

EcoCentro está recebendo materiais eletroeletrônicos

O EcoCentro que funciona no Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT) está fazendo uma campanha para recolhimento de materiais eletroeletrônicos como pilhas, baterias, computadores e impressoras. Após uma reciclagem, algumas peças são reaproveitadas em computadores da própria prefeitura ou são direcionadas para projetos sociais como a Oficina Padre Quinha.

“Pessoas físicas e empresas podem participar da ação. Todo o material que é recolhido passa por uma triagem e o que pode ser reutilizado serve para a manutenção de computadores de secretarias da administração municipal, como por exemplo. Essa é uma medida que evita despesas e promove a conscientização. O EcoPonto estará sempre aberto para receber as doações”, disse Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Quando o material não pode ser reutilizado é encaminhado para o descarte correto. O EcoPonto também recebe aparelhos celulares, notebooks, computadores em geral e câmeras fotográficas.

“Com a reciclagem já conseguimos realizar a manutenção de computadores de algumas secretarias e vamos fazer o mesmo no Centro de Cidadania. O CERT fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 e fica na Rua Bingen, número 520”, afirmou o diretor do departamento de Ciência e Tecnologia, Darlan Mendes.

Descarte correto evita contaminação do solo

Quando um equipamento eletrônico se mostra obsoleto ou tem algum defeito, o ideal é que ele seja descartado da forma correta. Os produtos eletroeletrônicos contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que pode promover a contaminação da água ou do solo. Além disso, essas substâncias podem causar graves doenças nas pessoas que trabalham coletando lixo nos lixões ou mesmo nas ruas e terrenos baldios.

Imagem: Oleksiy Mark / Shutterstock.com

 
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).