Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Pré Vestibular para Negros e Carentes promove Jornada de Acolhida

Neste sábado (4), o núcleo Petrópolis do Pré Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) promove a Jornada da Acolhida, com um ciclo de palestras que será aberto ao público em geral. Pede-se a doação de 1kg de alimento não perecível.

O projeto surgiu na Baixada Fluminense em 1993 devido ao descontentamento dos educadores com a dificuldade dos grupos discriminados para terem acesso ao ensino superior. As discussões para a organização do primeiro núcleo do pré-vestibular para negros iniciaram-se no final de 1992 tendo como objetivo a capacitação de estudantes para o exame vestibular da PUC-SP e das universidades públicas do Rio de Janeiro. Este núcleo foi organizado por David Raimundo dos Santos, Antônio Dourado, Luciano de Santana Dias e Alexandre do Nascimento.

A proposta inicial teve como base a péssima qualidade do ensino de 2º grau na Baixada Fluminense e a verificação do baixo percentual de estudantes negros nas universidades. Com o sucesso e a repercussão do pré-vestibular, em 1993, conseguiram isenções de taxa de vestibular na UFRJ e na UERJ além de bolsas de estudo para os aprovados na PUC. Em 1994, novos núcleos foram formados. Esse foi um ano importante para o projeto que além da adesão de novos núcleos, passou a ser um Movimento Social de Educação Popular.

Os interessados em se isncrever devem estar cursando o terceiro ano do ensino médio e comparecer ao Colégio Santa Catarina, a partir das 12h. Mais informações no site: www.pvnc.com.br.

Veja a programação:

14h – 14h15 – Abertura e boas-vindas a todos os participantes com a Irmã Dulce, do Colégio Santa Catarina;

14h15 – 15h15 – “Conhecendo-nos uns aos outros: quem somos, o que sonhamos e o que projetamos” – apresentações dos novos estudantes, dos coordenadores de 2016 e dos professores;

15h20 – 16h – “PVNC – Petrópolis: projetos de vida sem adestramento para o ENEM”, com o prof. J. A. Helayël-Neto;

16:05 – 16:35 – “Depoimentos de Egressos: vida inteligente após o PVNC” – relatos de ex-estudantes;

16:40 – 18h – “Organização e funcionamento do PVNC: diretrizes para um convívio harmonioso”, apresentação feita pela equipe de coordenadores de 2016. 

O PVNC funciona no Colégio Santa Catarina, na Rua Montecaseros – nº 278. 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).