Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Educação

Setor de Educação do Museu oferece atividades para grupos escolares

Visando ampliar o atendimento aos grupos escolares de Petrópolis que estudam no turno da manhã, o Setor de Educação do Museu Imperial oferecerá visitas mediadas ao palácio e outros projetos educativos a partir do horário das 10h, de terça a sábado. Esse atendimento se estenderá até o mês de dezembro e será gratuito para escolas públicas e privadas.

O principal objetivo das atividades oferecidas é levar as crianças a conhecerem um pouco mais sobre a família imperial e o século XIX através de projetos interativos, dinâmicos e que desenvolvam a criticidade.

Entre as atividades oferecidas estão o “Projeto Dom Ratão”, “Um verão no Palácio Imperial”, “Caixa das Descobertas”, visitas mediadas, cada uma com uma proposta diferenciada e adequada às determinadas faixas etárias e interesse do público.

Todas as atividades, abaixo relacionadas, devem ser agendadas previamente junto ao Setor de Educação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, através do telefone (24) 22330345.

PROJETO DOM RATÃO (público de 2 a 7 anos) – Uma família de ratinhos protagoniza um teatro de fantoches que conta diversas peculiaridades do século XIX, como a inexistência de luz elétrica ou sanitários. Após a apresentação, as crianças fazem uma visita ao Museu Imperial, se apropriando assim do que foi visto na peça.

UM VERÃO NO PALÁCIO IMPERIAL (público de 2 a 7 anos) – Também realizado através de fantoches, este projeto aborda o modo de vida da família imperial, apresentando um dia da infância das princesas Isabel e Leopoldina ao lado de Franz, um menino muito esperto e filho de colonos alemães que vem visitar a residência do imperador. Durante a peça, são mostrados objetos existentes no palácio, como caneta, relógio e lustres, dando ênfase aos que sofreram modificações ao longo do tempo. Ao final, os visitantes são convidados a conhecer as dependências do palácio e a identificar os objetos e espaços citados pelos personagens.

CAIXA DAS DESCOBERTAS (público de 8 a 12 anos) – Neste projeto, dois objetos culturais são explorados: o chapéu e a caneta. Através da escolha de um deles, feita pelo responsável pelo agendamento da visita, os alunos descobrirão as importantes modificações que estes objetos sofreram no decorrer dos anos.

VISITAS MEDIADAS (livre) – O público tem a oportunidade de conhecer detalhes do palácio, compreendendo aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da sociedade brasileira do século XIX, podendo compará-los com os dias de hoje. No decorrer da visita, os grupos são levados a interpretar as informações e conceitos fornecidos pela equipe do Museu, procurando dar sentido ao acervo exposto.

Serviço

Biblioteca Rocambole

Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Museu Imperial

Informações: (24) 2233-0329 / (24) 2233-0346

Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)

Mais informações e programação: bibliotecarocambole.blogspot.com

Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ

Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360

E-mail: [email protected]

Site: www.museuimperial.gov.br

Twitter: @museuimperial

Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h

Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:

Adultos: R$ 10,00

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00

Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).