Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

80 novas caçambas de lixo estão sendo instaladas na cidade


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

Petrópolis está recebendo 80 novas caçambas de lixo. São 20 coletoras grandes, com capacidade de até 5m³, e ainda outras 60 de mil litros. Todas elas vão ficar em locais definidos pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e foram adquiridas pela Força Ambiental, empresa contratada para recolher o resíduo domiciliar na cidade. O investimento da empresa é de R$ 116 mil.

“As menores (as de mil litros) já estão nos locais corretos. Já as maiores (5m³) estão sendo colocadas para os moradores se acostumarem com a presença delas e passarem a utilizar com regularidade”, explicou o gerente da Força Ambiental, Hugo Araújo Salgado.

As caçambas começaram a chegar em fevereiro deste ano e foram preparadas para instalação. As menores, feitas de poliuretano (um tipo de plástico rígido), foram posicionadas na Avenida Piabanha, Henrique Raffard, Duarte da Silveira, João Xavier, Carlos Gomes, Manoel Torres, Mosela, Bataillard, Quarteirão Brasileiro, Saldanha Marinho, Av. Barão do Rio Branco, Roseiral, Cascatinha, Corrêas, Estrada Mineira, Nogueira, Bonsucesso e Itaipava.

Ao mesmo tempo, as maiores, produzidas com metal, começaram a ser colocadas em locais onde a concentração de pessoas (e, consequentemente, a geração de lixo) é maior. É o caso da Rua Joaquim Moreira, atrás dos shoppings Dom Pedro e Santo Antônio, do Hortomercado Municipal, em Itaipava e Rua São Norberto, no Valparaíso. A instalação dessas coletoras continuará até o final do mês.

Prefeitura retira entulho e segue fiscalizando descarte irregular

Na última sexta-feira (3), foi realizada a retirada do entulho na Rua Bartolomeu de Gusmão, no Centro. O local é alvo de reclamação de moradores, que apontam vizinhos como responsáveis por descarte irregular de restos de obras.

Além de fazer coleta, houve ainda a abordagem de um homem que fazia corte de grama. Ele foi alertado para não deixar o material sobre a calçada ou sobre a rua, caso contrário, seria notificado e multado.

“Nós vimos o rapaz cortando a grama e deixando na calçada. Falamos com ele, que garantiu que não iria deixar ali. Deixamos claro para ele que se pegarmos mais uma vez, ele receberá a multa em dobro, já que é reincidente”, informou o fiscal Carlos Alberto Barbosa.

De acordo com um morador da Bartolomeu de Gusmão, o excesso de entulho deixado pelos demais vizinhos já está trazendo preocupação, pois vem atraindo ratos para o local.

“Eu vivo reclamando com os vizinhos. Agora o pessoal anda vindo de madrugada para deixar o entulho do lado da caçamba. Aqui é um lugar calmo, mas agora está com esse problema. Acho que tem que punir mesmo, para poder acabar com isso. Só quando doer no bolso é que isso vai parar”, comentou o motorista Rafael Jeronymo, que mora no local há seis anos.

As vistorias para coibir o descarte irregular de restos de obras, lixo verde e móveis/eletrodomésticos segue acontecendo. Quatro carros descaracterizados estão rodando a cidade. Pelo Código de Posturas do município, é a fonte geradora que deve dar destinação para esse tipo de resíduo, o que significa que o entulho deve ser levado para o aterro sanitário de Pedro do Rio. Quem não faz isso está sujeito a multa de até R$ 800.

A prefeitura também fez a retirada de entulho nesta sexta na entrada da Vila Militar, onde detritos de obra foram despejados de maneira irregular ao lado de uma caçamba coletora.

 


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).