Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Coleta de Preventivo nos postos de saúde, palestras e outras ações marcam a Semana da Mulher

A programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, vai contar com uma série de atividades em Petrópolis ao longo da semana. As atrações vão incluir, já a partir de terça-feira (7), palestras, orientações para saúde, atividades físicas, entre outras ações. A quarta-feira será marcada por ações na Praça D. Pedro, com distribuição de rosas, além da entrega do prêmio “Mulher Destaque da Prefeitura de Petrópolis”.

A premiação vai homenagear 19 servidores da administração direta, indireta e vinculada, que tenham prestado serviços relevantes à cidade e foram escolhidas por meio de votação dos demais companheiros de trabalho.

“É uma forma de prestar o carinho a todas as mulheres que, por meio de seus trabalhos, cuidam para que a cidade cresça. Elas representam as mulheres guerreiras, que devem sim serem lembradas e homenageadas”, destacou a chefe do Gabinete de Cidadania, Ana Maria Rattes.

Esse dia, destaca a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento às Mulheres (CRAM), Raquel Gonçalves, é para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, além de servir para refletir sobre as discriminações e a violência a que muitas mulheres ainda são sujeitas em todo o mundo.

“Embora o papel da mulher na sociedade venha se tornando cada vez maior e melhor, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados. É preciso melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalho e cargos elegíveis, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo e sobre a sua liberdade individual, além de efetivar a proteção de mulheres ameaçadas em seus cotidianos”, destacou Raquel.

Dados do Instituto de Segurança Público (ISP) dão conta que, só em janeiro de 2017, houve 10 casos de estupros em Petrópolis, mais que o dobro dos casos de violência sexual registrados em janeiro de 2016, quando houve quatro casos.

“Os desafios são grandes, mas quanto menor for à resistência das pessoas de aceitar e não questionar ou combater as pautas femininas, mais ampla e melhor será a efetivação de uma sociedade mais igualitária. Trata-se de uma missão a ser concluída por toda a sociedade, tanto pelas mulheres quanto pelos homens”, destacou a coordenadora do CRAM.

Confira a programação para o Dia Internacional da Mulher:

Dia 07/03 – Terça feira

9h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher- “Quem bate em mulher machuca a família inteira ” – local:  CRAS Quitandinha;

10h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher-  “Quem bate em mulher machuca a família inteira ”– local: CRAS Retiro;

16h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher- “Quem bate em mulher machuca a família inteira ” –   local: CRAS Madame Machado.

Dia 08/03 – Quarta-feira

8h – Palestra e café da manhã na COMDEP

10h – Ação social na Praça Dom Pedro:  aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação de sedentarismo, informações sobre DSTs/AIDS, obesidade, nutrição, ginástica funcional, atividades físicas, ginástica funcional, orientação para mercado de trabalho, orientação violência doméstica e familiar contra a mulher, varal cultural, oficina de turbante, coral da APADV, questionário de levantamento da saúde da mulher, homenagem as mulheres motoristas.

Atividades promovidas pelo: Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Educação, CPTrans,  COMDIM, MUNEPE, APADV, SETRAC, SOS Vida, Universidade Estácio de Sá, Fase, APPO, OCLAM, MUNEPE e ADADV.

14h – Palestra no CRAS Posse

18h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher – “Quem bate em mulher machuca a família inteira ”-   Universidade Estácio de Sá.

18h – Entrega do prêmio “Mulher Destaque da Prefeitura de Petrópolis”, na Casa dos Conselhos, Augusto Zanata.

Haverá, ainda, durante todo o dia, no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), atividades paras as usuárias, como corte de cabelo, maquiagem, lanche festivo, além de uma palestra com o tema “A mulher e as drogas, uma delicada relação”, com a coordenadora Leandra Iglesias.

Dia 09/03 – Quinta-feira

9h – Palestra na comunidade São João Batista – Pres. da Associação de Moradores: Solimar

14h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher-  “Quem bate em mulher machuca a família inteira” – Local: CRAS Madame Machado

Dia 10/03 – Sexta-feira

9h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher-  “Quem bate em mulher machuca a família inteira” – Local Cervejaria Itaipava.

14h – Palestra do Centro de Referência e Atendimento à Mulher- “Quem bate em mulher machuca a família inteira”-  local Cervejaria Itaipava.

Dia 11/03 – Sábado

Coleta de Preventivo durante o dia todo em diversos Postos de Saúde do município

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).