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Cidade

Procon Petrópolis terá horário ampliado e atendimento descentralizado

Visando ampliar e melhorar a qualidade no atendimento e garantir à população a resolutividade nas reclamações, o Procon Petrópolis começa a receber melhorias para ser informatizado, outras linhas de telefones serão reativadas, além do horário de atendimento que será ampliado. O serviço também será expandido para Itaipava. As medidas deverão ser concluídas até o mês de abril.

A informatização dos atendimentos será o primeiro passo para melhorar os serviços e será possível graças à doação de computadores da Defesa Civil, que estavam guardados desde o ano passado. Nos equipamentos serão utilizados o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que irá adiantar o serviço, já que os formulários de reclamações serão feitos online e o sistema enviará, automaticamente, para a empresa alvo da irregularidade.

“É inadmissível que o atendimento continue sendo feito à mão. Hoje, em média, cada reclamante passa 50 minutos aqui, preenchendo papelada, contatando as empresas. Isso é muito demorado. São apenas 15 pessoas atendidas por dia, e mediante distribuição de senha, e esse número é muito baixo considerando uma população de 300 mil habitantes. Quando chegamos aqui nos deparamos com um atendimento precário: estrutura ruim, computadores doados estragando dentro dos armários, telefones sem funcionar. Uma situação de total abandono”, explicou o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.

Nem mesmo a estrutura do prédio – ao lado da Câmara de Vereadores – é conservado. Em dias de chuva as salas ficam inundadas. Água escorre pelas paredes e das calhas de iluminação. “É um ambiente inadequado para o usuário e para o funcionário, além de comprometer o armazenamento de dados e documentos”, completa Sabrá.

As melhorias para os usuários serão expandidas e descentralizadas. O Procon passará a ter um polo de atendimento em Itaipava, no Centro de Cidadania. A medida visa atender as pessoas que moram nos distritos, e que, muitas vezes, se deslocam até o Centro para realizarem as reclamações. Além disso, na sede do órgão, o horário de atendimento será ampliado em duas horas – de 10 às 17h. Atualmente, o usuário só tem acesso ao serviço a partir das 12h.

 

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