Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Centro de Saúde e setor de Epidemiologia do HMNSE vacinam contra a febre amarela neste fim de semana

Nesta segunda-feira (20),  a vacinação contra a febre amarela chega aos bairros, a partir das 12h. Na parte da manhã a prioridade será a distribuição nas áreas rurais do município: Vale das Videiras, Bonfim, Secretário, Cuiabá, Caxambu, Posse, Lajinha e Quitandinha. À tarde, toda a rede, composta por 37 postos de saúde da família e as 8 UBS já estará com as doses disponíveis para imunização da população. No Instituto da Mulher, antigo Centro de Saúde, e na Coordenação de Epidemiologia, localizada no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, a vacinação será em sistema de cotas com a distribuição de 400 senhas por dia.

“As vacinas serão distribuídas no início da manhã em áreas rurais, preferencialmente, e logo após faremos o envio das doses para todos os postos e unidades básicas de saúde do município. É importante que a população busque assistência nos postos dos seus bairros para que o Centro de Saúde e a Epidemiologia possam manter as rotinas de outras imunizações conforme prevê o novo calendário de vacinação do Ministério da Saúde”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

A Secretaria de Saúde conta com o apoio da Fase com o envio de estudantes de enfermagem, além das integrações entre as secretarias – Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Civil e Comdep que enviaram equipes para auxiliarem no atendimento da população durante as aplicações da vacina no fim de semana. Como orientação de imunização é necessário que as pessoas evitem áreas de matas, trilhas e cachoeiras. Caso necessitem ir para esses lugares é preciso se imunizar com até dez dias de antecedência.

A população pode aguardar a vacina nos postos de seus bairros. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, avaliará durante a semana de imunização se adotará um sistema de vacinação nas residências localizadas em áreas rurais por serem locais de acesso mais difícil.

“Importante frisar que é uma ação preventiva e não emergencial. O prefeito conseguiu as vacinas com antecedência junto ao governo do Estado para tranquilizar a população já que estamos cercados de matas e próximos de Minas Gerais onde há registros de casos. A imunização no nosso município será realizada com tranquilidade, avaliaremos durante os dias a necessidade de implantação de vacinação volante e de até mesmo do terceiro turno, o que vale destacar é que já na segunda-feira à tarde as pessoas já poderão procurar a vacina nos postos de saúde próximos as suas casas”, explicou.

Como orientação de imunização, o Secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior solicitou que as pessoas evitem áreas de matas, cachoeiras.

“Estamos fazendo uma grande campanha de vacinação em massa. É importante que toda população rural tome a vacina e que evitem os passeios em trilhas e nas matas. A população não precisa se alarmar, não temos surto, nem suspeitas de casos, mas é preciso trabalharmos com a prevenção”, afirmou Luiz Antônio que falou ao prefeito e secretários municipais em videoconferência.

Petrópolis recebeu 75 mil doses da vacina, que começaram a ser aplicadas no sábado pela manhã (18) no antigo Centro de Saúde e HMNSE onde mais de 6 mil pessoas foram imunizadas.

A cidade não tem nenhum caso registrado da doença e já vacinou 9 mil pessoas nos dois primeiros meses deste ano, público em viagem para cidades de Minas Gerais onde há pacientes com a doença.

*Matéria atualizada no dia 19 de março, às 19h40

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).