Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Chuva causa deslizamento de terras no Siméria, em Itaipava e em Pedro do Rio

A chuva da madrugada de segunda (20) causou deslizamento de terras no Siméria, em Itaipava e em Pedro do Rio, mas não foram registradas ocorrências graves. Técnicos da Secretaria de Defesa Civil estão vistoriando as áreas para avaliar a situação. A Rua Coronel Veiga transbordou durante a chuva desta madrugada, mas pela manhã a pista já estava liberada. No sábado (18), houve um pequeno deslizamento de terra no Castelo São Manoel, em Correas. A equipe técnica da Defesa Civil constatou que uma obra irregular causou o problema.

O maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas foi registrado no São Sebastião, onde choveu 89 milímetros. No mesmo período, no Independência, o registro foi de 87 milímetros. A Defesa Civil permanece em estágio de vigilância, já que a previsão, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é de mais chuva para Petrópolis até, pelo menos, quarta-feira. A Defesa Civil orienta a população a ter atenção, em função dos acumulados de chuvas, que deixam o solo encharcado.

O primeiro teste noturno das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme organizado pela Defesa Civil não será realizado caso chova. Previsto para às 20h desta segunda-feira, o objetivo é que em cada um dos 18 conjuntos de sirenes do primeiro distrito, uma equipe acompanhe se o equipamento está funcionando. A previsão que 50 agentes da Defesa Civil sejam mobilizados para o teste.

Havendo qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva da Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

Em caso de fortes chuvas, a primeira orientação é que os moradores não permaneçam em imóveis ou áreas já interditadas pela Defesa Civil. Eles devem procurar local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco.

“Desde a madrugada de sábado está chovendo na cidade, e com isso, existe o acúmulo de água no solo. É fundamental que todos estejam em alerta. Percebendo qualquer alteração no imóvel ou no terreno o morador deve procurar um local seguro e acionar a Defesa Civil”, orienta o secretário de Defesa Civil, Coronel Paulo Renato Vaz.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).