Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Postos de Saúde iniciam esquema de vacinação em horários especiais

Petrópolis conta com 50 pontos para aplicar as 75 mil doses contra a febre amarela. Desde o início da campanha, mais de 20 mil pessoas foram imunizadas. Para ampliar a vacinação, a Secretaria de Saúde adotará uma programação junto aos postos de saúde que contempla o funcionamento aos sábados, horários especiais e o envio de doses a comunidades em áreas mais afastadas. O cronograma está sendo montado pelas próprias unidades de acordo com as demandas identificadas nos atendimentos.

O prefeito Bernardo Rossi afirmou que todo suporte para que a vacinação nos bairros ocorra com tranquilidade será fornecido.

“A vacinação é em caráter preventivo e foi incluída no calendário de vacinação, então as doses serão enviadas com regularidade ao município. Nesta campanha a população não precisa se deslocar para o centro da cidade para tomar a vacina. Por conta disso, vamos proporcionar toda a estrutura para que todos possam se imunizar perto de suas casas”, anuncia.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que as equipes dos postos estão divulgando os cronogramas nas próprias unidades e também junto às abordagens das agentes comunitárias de saúde nos bairros.

“Cada unidade está identificando as necessidades de sua região. Algumas funcionarão com horário estendido até as 17h ou em terceiro turno até as 19h e há ainda a previsão de funcionamento aos sábados. As agentes de saúde estão fazendo um mapeamento da região e identificando as necessidades para melhor atender a população durante esse período de vacinação”, aponta Silmar Fortes.

Petrópolis é um dos municípios do Rio com mais pontos de vacinação, com 50 locais, sendo 37 postos de saúde da família e as 8 UBS, Centro de Saúde, Coordenação de Epidemiologia, Hospital Alcides Carneiro e no Laboratório Escola da Fase, em Cascatinha. As unidades receberam 400 doses iniciais, cada uma, mas os estoques estão sendo reposto durante o dia de acordo com a necessidade.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destaca ainda que para ampliar o número de vacinadores nas Unidades Básicas de Saúde, a FMP/Fase enviou 8 residentes de enfermagem para auxiliar os atendimentos.

“No fim de semana já contamos com cerca de quinze alunos na aplicação das vacinas no centro de saúde e agora a faculdade nos disponibilizou oito residentes para nos dar suporte nas UBS, é uma parceria que nos ajuda muito e ainda conta como hora de estágio para os estudantes”, disse Silmar Fortes.

Postos e Unidades que já adotaram horários diferenciados para vacinação:

Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde) – De segunda à sexta-feira, de 8h às 16h. Rua Santos Dumont, S/n.

Coordenação Epidemiologia (Hospital Municipal Nelson de Sá Earp) de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h – Rua Paulino Afonso, 455).

UBS Itamarati – De segunda à sexta-feira funcionamento em terceiro turno (atendimento até as 19h) –  Rua Bernardo Proença, 32

UBS Morin – De quarta à sexta-feira funcionamento em terceiro turno (atendimento até às 19h) – Rua Pedro Ivo nº 81, Morin.

PSF Vila Felipe – Sábado (25.03), de  8h às 17h. Rua Herminio Schimidt, s/n.

PSF Posse – Sábado (25.03, de 8h às 16h. Estrada União e Indústria nº 33.530.

PSF 24 de maio – Quarta-feira e sexta-feira – funcionamento em terceiro turno (atendimento até as 19h) – Rua 24 de Maio, 197

PSF Boa Esperança – De segunda à sexta-feira funcionamento de 7h30 até às 17h. Sábado (25.03), de 8h às 17h.Estrada Ministro Salgado Filho s/n.


Quem toma a vacina contra a febre amarela tem que esperar 30 dias para doar novamente.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).