Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Nutricionistas, enfermeiros e psicólogos farão atendimento aos assistidos no NIS e na Casa da Acolhida

Uma parceria entre a  Secretaria de Assistência Social e Cidadania fortaleceu a parceria junto à Coordenação de Residência Multiprofissional da FMP/Fase vai proporcionar atendimento especializado aos moradores em situação de rua abrigados no Núcleo de Integração Social (NIS) e às meninas da Casa da Acolhida. Além das consultas com psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, os profissionais realizarão palestras, oficinas e cursos em um cronograma com atividades para o ano todo.

Atualmente, a Casa da Acolhida abriga 6 meninas de 12 a 17 anos e o NIS cerca de 70 moradores em situação de rua. A secretária da pasta, Denise Quintella, revelou a parceria também irá proporcionar oportunidades de ressocialização e de trabalho. “O grupo vai ter todo o nosso apoio e estrutura para realizar as atividades que trará ainda mais qualidade ao tratamento dos nossos assistidos. Eles já vinham realizando algumas ações tanto no NIS quanto na Casa da Acolhida, mas agora eles terão um cronograma conosco que será elaborado de acordo com as necessidades de cada casa”, afirma Denise Quintella.

Dentre as atividades propostas pela Coordenação de Residência Multiprofissional estão palestras sobre prevenção e cuidados em saúde, auxilio em elaboração de currículo e entrevistas de emprego, além de oficinas de biscoitos amanteigados e sanduiches naturais.

A coordenadora do grupo, Aline Furtado da Rosa, explicou que a equipe formada por cinco enfermeiros, duas nutricionistas e dois psicólogos está há dois anos realizando o trabalho na cidade que já serviu como modelo em conferências em outros municípios.

“Antes de iniciarmos o programa, nós realizamos entrevistas para identificar os pontos de interesse dos próprios usuários. Esse modelo já foi apresentado em Conferências no Estado e a nossa proposta não é só tratar e prevenir doenças, mas buscar um reajuste social para essas pessoas”, explica Aline Furtado.

A Coordenação de Residência Multiprofissional da FMP/Fase também realiza o curso de gestantes do Ambulatório Escola em Cascatinha.  A coordenadora Aline Furtado, destacou que não é preciso fazer inscrição ou esperar formar turmas para que as interessadas possam participar. Basta que a interessada vá ao Ambulatório Escola às terças-feiras, a partir das 14h.

“O curso pertence à Rede Cegonha que é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, bem como garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Ele é aberto a todas às grávidas do município e ao fim do curso, todas as inscritas ganharão um kit para compor o enxoval do neném”, conta Aline Furtado.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).