Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
História

[História] Acontecimentos históricos em 12 imagens


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

Palco de acontecimentos históricos, Petrópolis ao longo dos anos já recebeu figuras ilustres não só como presidentes, como também personalidades internacionais como Carmen Miranda, Greta Garbo, Orson Welles e Walt Disney. Visitando o rico acervo digital do Museu Imperial/Ibram/MinC, encontramos fotografias de inaugurações, desfiles e até manifestações em décadas passadas.

Confira:

5/12/1939, Mausoléu da Catedral – sepultamento dos restos mortais dos ex-imperadores do Brasil – d. Pedro II e d. Teresa Cristina – no mausoléu da Catedral de São Pedro de Alcântara, na presença do então presidente da república Getúlio Vargas e sua comitiva.
Monsenhor Gentil Costa conduzindo a comitiva presidencial que acompanhava Getúlio Vargas e sua esposa, Darci Vargas, à entrada do mausoléu da Catedral de São Pedro de Alcântara.
12/08/1899 – desfile do pelotão da força policial na rua do Imperador, por ocasião da visita do general Julio Roca, presidente da Argentina, a Petrópolis.
1928 – presidente da república Washington Luiz na localidade de Duas Pontes, inaugurando a rua que levou seu nome.
1920 – visita do rei Alberto I da Bélgica, ao Colégio São Vicente de Paulo, hoje Museu Imperial. A fotografia foi tirada na entrada principal do prédio. Veem-se entre outros, o cônego Tomás de Aquino, diretor do colégio; a rainha Elizabeth da Bélgica; o presidente da República, Epitácio Pessoa; o rei Alberto I e o presidente do estado do Rio de Janeiro, Raul Veiga.
12/08/1899 – Chegada do general Julio Roca, presidente da Argentina, a Petrópolis. Vê-se a força policial formada em frente à estação de Petrópolis, na atual rua Doutor Porciúncula.
1901 – presidente Campos Sales descendo as escadas do atual palácio Sérgio Fadel, onde funciona a sede da prefeitura de Petrópolis.
2/12/1938 – membros do Instituto Histórico de Petrópolis, reunidos no salão nobre da Câmara Municipal da cidade, por ocasião da sessão solene de instalação do instituto. Fazem parte do grupo, da esquerda para a direita: capitão Virgínio de Morais, monsenhor Gentil Costa, Alcindo Sodré, Décio Werneck, Cláudio Ganns, Paulino Soares de Souza, Américo Lacombe, Marques dos Santos, Mário Aloysio Cardoso de Miranda, prefeito de Petrópolis, Henrique Leão Teixeira, Pedro Calmon, Paulo Rudge, Walter Bretz, dr. Paula Buarque, Sebastião de Carvalho, João Duarte Silveira.
05/08/1934 – a solenidade de inauguração do busto do médico Oswaldo Cruz na praça que leva o seu nome, no dia 5 de agosto de 1934. Entre os que estavam presentes, destacam-se a família do médico; o prefeito Yeddo Fiuza; os doutores Sales Guerra e Antônio Cardoso Fontes; o ex-prefeito Paula Buarque; os jornalistas Artur Barbosa e Vicente Amorim; o almirante Mascarenhas; vários médicos; e Anibal Monteiro, escultor e autor do busto.
16/11/1934 – desfile de carros durante manifestação ocorrida no dia 16 de novembro de 1934, a favor do prefeito Yeddo Fiuza, após seu desentendimento com o interventor do estado do Rio de Janeiro e o anúncio da exoneração daquele.
Solenidade de inauguração, no ano de 1955, do monumento erguido em homenagem ao major Júlio Frederico Koeler, na praça em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara. O monumento foi erguido na gestão do prefeito Cordolino Ambrósio.
Solenidade da inauguração da ponte que liga os dois lados da avenida Quinze de Novembro, atual rua do Imperador, em frente à rua General Osório. Entre outros, veem-se Moret; Aristide Werneck; Artur Barbosa, prefeito de Petrópolis; Edmundo Hees e Silvio Barbosa Bentes.


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).