Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Alunos da UFF Petrópolis promovem trote solidário com doação de sangue

Nesta última quarta-feira (5), alunos do campus da UFF em Petrópolis optaram por um trote diferente do tradicional para o início do semestre letivo de 2017, no qual calouros e veteranos do curso de Engenharia de Produção se reuniram e promoveram um trote solidário no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa (HST).

O trote, que já está em sua terceira edição, surgiu com a ideia dos veteranos em ajudar ao próximo e salvar vidas, ao invés de praticar atividades que possam constranger os novos alunos.

A estudante Nillary Ramalho, aluna do 3° período e responsável por organizar a ação, explica que o objetivo é mudar a dinâmica dos trotes tradicionais e, principalmente, estimular os alunos a participar de ações de caráter social. “Este já é o terceiro período que nos reunimos para doar sangue. É um trote pela vida. Além desta ação, também já promovemos outras, como a arrecadação de alimentos e agasalhos, que serão entregues em instituições carentes”, disse.

Uma van, disponibilizada pelo Hospital Santa Teresa, chegou à unidade com cerca de 15 estudantes, que foram direto para o Banco de Sangue do hospital. Os universitários preencheram uma ficha, passarem pela triagem e, logo em seguida, foram encaminhados para coleta de sangue “Abraçamos a ideia e parabenizamos os alunos pela iniciativa, que é de suma importância para nós”, explica Rodrigo Moreira, captador do Banco de Sangue.

“Estamos acompanhando a mobilização dos alunos, que estão sempre empenhados em ajudar ao próximo. É gratificante ver o quanto os nossos jovens estão preocupados com as causas sociais”, ressalta Marcelle Guimarães, diretora da UFF Petrópolis.

O Diretor Executivo do Hospital Santa Teresa, Leonardo Menezes, destaca que além de ser uma bela iniciativa, o trote solidário contribui para a diminuição das ações violentas que ocorrem nos trotes tradicionais. “O trote solidário é importante porque evita a possível violência dos trotes tradicionais. Para o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa é uma iniciativa muito bem-vinda, tendo em vista que, muitas vezes, nos vemos com estoques baixos, o que pode implicar na realização de diversas cirurgias”, conclui.

Doação de Sangue

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo de 50 quilos. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. Além disso, é imprescindível a apresentação de um documento oficial com foto, como o RG, carteira de trabalho ou habilitação

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa fica situado na Rua Paulino Afonso, 477, no Bingen e funciona todos dos dias, das 07h às 18h.

Saiba mais aqui.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).