Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Campus da UERJ funcionará em imóvel na Avenida Ipiranga

Após o Ciep Santos Dumont ter sido disponibilizado para o funcionamento do campus da UERJ em Petrópolis, uma nova reunião entre representantes da instituição e a prefeitura decidiu que o campus será instalado num imóvel na Avenida Ipiranga, pois o Ciep foi considerado um espaço grande demais.

A casa de número 544, que durante anos funcionou como sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi alugada pela prefeitura, após reunião realizada entre o prefeito Bernardo Rossi e representantes da universidade para definir o destino dos alunos do curso de Arquitetura no campus Petrópolis.

A decisão do prefeito põe fim à insegurança dos estudantes, que aguardavam desde o ano passado por uma solução quanto ao campus da universidade na Avenida Barão do Rio Branco, que em 2016 foi embargado pela Justiça.

“É importante garantir que os alunos não sejam prejudicados. Com este imóvel conseguimos as condições para que os alunos sejam atendidos de forma adequada. Todas as alternativas foram analisadas, dentro dos imóveis disponíveis do município, antes de optarmos pelo aluguel. Disponibilizamos, por exemplo, o Ciep Santos Dumont, mas, a universidade considerou o espaço grande demais; tentamos viabilizar ainda a utilização de outros imóveis do município, entre os quais a Casa Barão de Mauá, mas juridicamente a disponibilização não foi possível”, explicou Bernardo.

O prefeito frisa que nas parcerias com as instituições, é importante a administração municipal participar financeiramente. “É uma exceção firmar este aluguel porque estamos no caminho contrário, de economia, cortando aluguéis, mas não podemos abrir mão de uma universidade como a UERJ. Com a UFF, por exemplo, temos parceria também e assumimos despesas de água, luz, zeladoria e tudo o mais. Então, há custos em que a prefeitura deve assumir”, destacou.

Antes do fechamento do contrato, que tem um custo de R$ 18 mil, o casarão que será transformado em novo campus, foi visitado por representantes da universidade, entre os quais a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, a sub-reitora de graduação, Tânia Carvalho Neto e o coordenador do campus Petrópolis, Fred Van Camp.

“É um imóvel ótimo e que vai atender muito bem aos alunos e ao corpo docente em Petrópolis. Já fizemos um estudo de ocupação, para organizar a divisão dos espaços. Assim que recebermos as chaves providenciaremos a limpeza, e a segurança para que o campus comece a funcionar”, afirmou o professor Fred Van Camp,

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).