Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Malefícios do excesso de atividade física

Sabemos que a prática de atividade física faz bem à saúde, mas o exagero dessa pode causar efeito contrário, com sérios danos à saúde física. O ortopedista e professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) Pedro Labronici comenta que o excesso de atividade física pode levar a várias lesões de sobrecarga causando degeneração articular precoce, como também a tendinites, distensão muscular ou até rupturas musculares. Em pessoas idosas, estes problemas podem ocasionar deformidades, dores crônicas e alteração degenerativa das articulações (artrose).

Quanto ao surgimento de lesões e qual acompanhamento deve ser feito, o professor da FMP alerta: “Quando surgir algum problema ou lesão, primeiro este deve ser tratado e a partir disso, modificar a atividade física, de preferência com um personal trainer, mas não suspendê-la.” Os idosos são os que devem ter maior cuidado na prática de atividade física, por isso, devem-se priorizar os exercícios de baixo impacto.

Segundo ele, não só adultos e idosos devem se precaver quanto ao excesso de atividade física, as crianças também são suscetíveis ao aparecimento de problemas relacionados à falta de acompanhamento e excesso de exercícios, por estarem em fase de crescimento.

“Por possuírem ossos mais maleáveis, apresentar maior frouxidão ligamentar e pela existência das regiões de crescimento ósseo (fises), que são as regiões mais fracas do osso, devem ser feitos exercícios moderados.” Por isso, o melhor exercício, durante a infância, na opinião do ortopedista, é a natação.

A recomendação é sempre ter o acompanhamento de profissionais capacitados para a prática de atividade física, além de moderação e precaução quanto à frequência em que se dá essa prática. Quando aparecer qualquer sintoma, principalmente relacionado com dor-exercício, procure seu médico.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).