Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Educação

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com atividades gratuitas no Palácio Itaboraí

No próximo dia 18 de abril, Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, unidade da Fiocruz em Petrópolis comemorará o Dia Nacional do Livro Infantil. Como parte da programação, acontecerão ao longo do dia: feira de troca e doação de livros, horário livre; contação de histórias, em três sessões, às 8h30, 9h e 10h30; e teatro infantil, única sessão às 14h (nesta é preciso agendamento prévio). Todas as atividades serão realizadas no Palácio Itaboraí, no Valparaíso, com entrada franca.

Dia Nacional do Livro Infantil

Comemorado anualmente em 18 de abril, a data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato por ser o dia do nascimento do escritor, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira. Monteiro Lobato, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil e mais da metade de suas obras é direcionada a esse público.

Sua primeira história infantil, “A menina do narizinho arrebitado”, publicada em 1920, imortalizou os personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.

Fórum Itaboraí – Fiocruz

Inaugurado em 18 de outubro de 2011, como uma unidade especial da Presidência da Fiocruz, o Palácio Itaboraí abriga o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde. O Fórum é um espaço permanente de reflexão e geração de ideias, que tem como principal objetivo reunir intelectuais, cientistas, artistas, gestores e usuários de educação e saúde do Brasil e do estrangeiro, para gerar formulações de políticas e práticas tendentes a reduzir as desigualdades sociais na saúde.

O Fórum também desenvolve ações comunitárias que permitam pôr em prática atividades inter e transetoriais destinadas a contribuir com a redução de desigualdades sociais. Entre essas práticas se destaca o Arranjo Produtivo Local de Plantas Medicinais, incluem-se a disponibilização de espaços de estudos com acesso a bibliotecas virtuais; atividades de inserção digital; de apoio à capacitação tecnológica para trabalhadores de saúde; debates culturais, projetos, eventos, concertos e exposições de artes e cultura, entre outras.

O Palácio Itaboraí fica na  Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).