Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Cidade

[Páscoa] Chocolate pode matar o animal de estimação

A Páscoa está chegando e para todos que tem um bichinho de estimação em casa, isso inclui cuidados alimentares com os pets. Muito se pergunta sobre quais alimentos não devem ser dados a eles neste ou em qualquer período. Além de frutas cítricas,  morangos e  uvas, o grande inimigo dos bichinhos é o chocolate.

Basicamente, deve-se evitar chocolates e derivados no geral. Ele é tóxico para cães e gatos por conter muita gordura, cafeína e teobromina (estimulantes do sistema nervoso). “Dependendo do tipo de chocolate e da quantidade ingerida pode causar vômito, diarreia, hiperatividade, tremores musculares, respiração curta, ofegante, choque anafilático e até mesmo a morte do animal”, explica a médica veterinária Priscila Mesiano, da Clínica Amigo Bicho.

Caso ocorra qualquer problema desta natureza, deve-se imediatamente procurar atendimento veterinário, para que o profissional possa entrar com a medicação de suporte adequada. Muitas vezes, o animalzinho vai necessitar de internação, controle de vômitos e até sedativos para interromper o efeito estimulante do chocolate.

Assim como as crianças, os animais não gostam apenas do conteúdo,  mas também das embalagens de Páscoa. Cães e gatos ficam encantados com papéis coloridos, fitas e plástico. Os pedaços das embalagens e os pequenos brinquedos são perigosos porque são feitos de material não digerível e oferecem o risco de causar uma obstrução intestinal ou até mesmo uma perfuração, se ingeridos acidentalmente.

A melhor forma de lidar com estes riscos é a prevenção. Se quiser, presenteie-o com um petisco para animais em forma de cenoura, ovos próprios para cães, coelhos de brinquedos, mas não deixe-o comer os chocolates das crianças. Para que seu animal tenha uma vida longa e saudável, evite ao máximo a utilização de outras fontes de alimento. Uma ração de boa qualidade é tudo o que o animal precisa. Ela contém todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas para seu animalzinho.

No período da Páscoa, como em todos os outros, o ideal é que se mantenha a mesma dieta que o animal segue o ano todo, não acrescentando nada de diferente. Entretanto, aqueles que não conseguem resistir aos olhos “pidões”,  podem pedir orientação veterinária e optar por chocolates para cachorros. “O produto, que está disponível em vários formatos e com diversos recheios, é  semelhante ao chocolate para humanos, com mesmo gosto e aparência, porém sem cacau e sem açúcar”, a profissional finaliza.

A Clínica Veterinária Amigo Bicho fica na Rua Montecaseros, 414 – Petrópolis/RJ.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).