Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Imunização contra a febre amarela será concentrada em 14 postos e unidades de saúde a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira (17), a imunização contra a febre amarela será concentrada em 14 postos e unidades de Saúde, que já possuem rotina de vacinação – das 8h às 15h. Para manter a imunização preventiva da população, o município conseguiu mais 20 mil doses de vacina junto à Secretaria de Saúde do Estado.

A Coordenação de Epidemiologia já aplicou 140 mil doses no município desde janeiro, sendo 20 mil apenas nas áreas rurais e de matas cumprindo a diretriz do Ministério da Saúde de realizar um cinturão de imunização nas áreas verdes.

“Nós estamos iniciando a fase final de imunização preventiva contra a febre amarela. Em muitas unidades a vacina foi retirada devido à falta de procura e para dar início à campanha de vacinação contra a gripe, mas mantivemos a rotina em 14 unidades de saúde para proporcionar mais comodidade aos petropolitanos em se vacinar próximo às suas residências”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

A campanha de vacinação contra a febre amarela teve início em Petrópolis no dia 1 de março com a chegada de 75 mil doses. Além de proporcionar um sistema de vacinação inédito, com 50 pontos de vacinação em todo município, a Saúde também adotou a vacinação volante, levando as doses às áreas de população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas. A distribuição volante ocorreu nas localidades do Brejal, Posse, Pedro do Rio, Boa Esperança, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim e Caititu.

 O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destacou que a eficiência da campanha se deve ao apoio da Defesa Civil, Exército, Aeronáutica e Cruz Vermelha, que auxiliaram desde o transporte, organização de logística de atendimento até a aplicação das doses.

“A campanha cumpriu o cronograma que estipulamos e conseguimos imunizar em menos de um mês mais de 140 mil pessoas, sendo que o previsto pela Secretaria de Estado era que a população fosse imunizada ao longo de todo esse ano. Nós diminuímos os pontos de aplicação, pois iremos iniciar a vacinação da gripe. Caso a vacina tenha sido retirada do bairro e a pessoa não conseguiu se imunizar, recomendamos que ela busque outra unidade mais próxima ao trabalho ou residência. Lembrando que a pessoa pode tomar as duas vacinas no mesmo dia”, explicou Silmar Fortes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).