Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Educação

Palestras e workshops de temas variados acontecem até o fim do mês

Nesta quarta-feira (19), o atual cenário econômico e as ações importantes para gerenciar uma empresa serão tema da palestra ministrada pelo professor José Carlos Abreu no auditório do Sicomércio, às 19h. As inscrições podem ser feitas no Sicomércio pelo número (24) 2237-0806, pelo e-mail [email protected] ou indo até a sede do Sindicato, na Rua Irmãos D’Ângelo, 48, coberturas 4 e 6. 

Também nesta quarta, a Casa de Cláudio de Souza recebe o NAAP- Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana para mais uma palestra, às 19h30. Desta vez, Carlos Ayres ministrará a palestra cujo tema a ser tratado é “Exoplanetas Terrestres e a Possibilidade de Vida no Universo”. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Hospital SMH – Beneficência Portuguesa, por sua vez, promove nesta quarta-feira, a palestra “Febre sem sinais de localização na emergência pediátrica: como conduzir?”. O evento é aberto a pediatras e profissionais da saúde no auditório do Incope (Instituto do Coração de Petrópolis), às 19h. A palestrante, a pediatra e nefrologista pediátrica Márcia Sá Fortes Gullino de Faria, irá abordar as condutas mais recentes sobre o tema e tirar dúvidas dos especialistas.

Na quinta-feira (20), a Casa de Cláudio de Souza receber, das 15h às 16h30, o Ciclo de Vivências – “A Arte de Viver Saudável”, ministrado por Marina Gimenez. O objetivo do workshop é aumentar a saúde e diminuir a ansiedade e o estresse do dia a dia a partir de uma respiração consciente do relaxamento corporal, da concentração e da reflexão interna. Na ocasião, serão propostos novos hábitos de vida que visam à integração entre os indivíduos e a natureza, valorizando a existência do ser humano, além de práticas de exercícios fáceis, leves, criativos, individuais e em grupo gerando a integração entre os participantes. O evento é gratuito e aberto para o público em geral.

O Sistema FIRJAN realiza na segunda-feira (24) às 18h, uma palestra voltada aos empresários e profissionais do setor contábil que tem como principal tema o nascimento de passivos tributários, conhecidos ou não, suas causas e soluções que podem ser aplicadas. O encontro “Soluções Legais para Passivos Tributários” será realizado na sede da Representação Regional da Firjan/CIRJ na Av. Dom Pedro, 579 – Centro. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

No dia 25 de abril, às 18h, a Academia Brasileira Ambientalista de Letras promove a palestra “Legislação Ambiental e Educação Ambiental: uma questão de interface e cidadania”, que será ministrada por Ramiro Farjalla, na Casa de Cláudio de Souza.

Na ocasião, Ramiro abordará temas como: A crise ambiental e o surgimento da Educação Ambiental; Desafios da Educação Ambiental; A abordagem Homem-Sociedade-Natureza e a complexa relação de interdependência; A concepção de meio ambiente nas dimensões natural e antrópica, dentre outros.

No dia 26 de abril, o IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia realiza a palestra  “Retrocognições: relembrando o passado”, das 19h às 21h, na Casa de Cláudio de Souza. O professor Carlos Oliveira, coordenador do Campus IIPC Saquarema de Autopesquisa, abordará os seguintes temas: a retrocognição sadia e autoprovocada para a evolução pessoal; a importância e o benefício destas lembranças na autopesquisa e a maturidade pessoal como pré-requisito à retrocognição sadia. O evento é gratuito e aberto ao público.

No dia 27 de abril, o Sistema Firjan, através do SESI Cultural, promove o workshop de Produção de Eventos.  A ação é direcionada a artistas, produtores, agentes culturais e estudantes de administração, cinema, teatro, música e comunicação que tenham interesse em trabalhar com gestão e produção cultural ou exercer diretamente alguma atividade artística. As atividades acontecem das 8h às 17h, na sede da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana (Av. Dom Pedro I, 579, – Centro). As inscrições custam R$ 15.

Na mesma data, o Design Thinking será tema de palestra no Senai, às 19h. Design Thinking, ou pensamento de design – na tradução literal para o português-, é um conceito que propõe um pensamento direcionado na busca e criação de soluções inovadoras em qualquer tipo de projeto, empresa e sua atuação. O assunto será debatido por Renato Salles na unidade do Senai que fica na Rua Bingen, 130 – Bingen. As inscrições devem ser feitas pelo site www.cursosenairio.com.br/palestras.

Também no dia 27, a Biblioteca do Museu Imperial receberá o pesquisador Flavio Menna Barreto Neves, um estudioso de Koeler, para mais uma “prosa” do projeto “Fale-me de Petrópolis”, às 14h30. No encontro, Flávio se baseará em seu ultimo livro “Traços de Koeler” para falar sobre o Plano Koeler e mostrará a importância do mesmo na organização da cidade. Na ocasião, haverá, também, uma tarde de autógrafos.

A Casa de Cláudio de Souza, por sua vez, recebe Rosa Paranhos que vai propor uma conversa sobre a Exposição de Anita Malfatti e a República, e a partir desta, realizará uma reflexão através da história cultural desta grande artista que fez parte do movimento modernista. O evento acontece às 19h30, é gratuito e aberto ao público.

sebraeAinda no dia 27, o Sebrae-RJ promove a palestra gratuita “O Caminho do Sucesso”, às 19h. Nesta palestra de sensibilização para o Seminário Empretec, o participante vai conhecer os atuais desafios e oportunidades para criação e fortalecimento de negócios, bem como as boas práticas de empreendedorismo e como melhorar suas habilidades para estabelecer metas desafiadoras, desenvolver planos de negócios, formar e sustentar decisões frente às adversidades, entre outras características. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo telefone 24-2237-0062. A palestra será realizada no Sebrae em Petrópolis, na Rua 24 de maio, nº2 – 2º andar, no Centro.

Curso de Atualização para Guias de Turismo

Até o dia 23 de abril, estarão abertas as inscrições para o Curso de Atualização para Guias de Turismo oferecido pelo Museu Imperial/Ibram. O workshop, que oferecerá 60 vagas, é gratuito e destinado a profissionais com registro no Cadastur/MTur. O Curso faz parte da 15ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”

Haverá ainda palestras sobre os diversos setores do Museu Imperial, além de uma Mesa redonda sobre dizer o indizível em museus. Posteriormente haverá uma visita técnica aos bastidores do Museu Imperial – “O Museu que não se vê”, na qual os participantes conhecerão o processamento técnico e informações sobre o acervo preservado nos setores da instituição.  Ao final os guias serão convidados a assistir ao espetáculo Som e Luz gratuitamente.

O Curso tem como objetivo capacitar os guias para atuarem nos pontos turísticos de Petrópolis, especialmente no Museu Imperial, proporcionando um atendimento de qualidade aos turistas que visitam a cidade. As inscrições poderão ser realizadas através do site: www.museuimperial.gov.br.

*Matéria atualizada em 20 de abril, às 20h10

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).