Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Abrigos de idosos recebem vacinação contra a gripe a partir desta segunda

Para imunizar o maior número de idosos na campanha de vacinação contra a gripe, nesta segunda-feira (24) a Secretaria de Saúde iniciará o sistema de vacinação volante junto aos abrigos, casas de apoio a idosos, e locais com pacientes acamados. A estratégia visa proporcionar a prevenção da doença em 213 idosos que serão visitados ao longo da semana em quatro abrigos.

A Coordenação de Epidemiologia do Município está organizando um cronograma que contemplará a imunização volante em 14abrigos, além envio de doses a outras três instituições, num total de 17 locais que atendem idosos. A Secretaria de Saúde também irá implantar a partir de maio um sistema de vacinação domiciliar, em que profissionais de saúde visitarão pacientes acamados. Para receber a vacina em casa, o paciente deverá ligar para o setor de Epidemiologia e fazer a solicitação pelo telefone: (24) 2246-6796, de 9 às 15h.

As doses estão distribuídas em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde, com funcionamento de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço. Confira quais aqui.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes destaca que a ampliação dos pontos de aplicação das doses tem como objetivo proporcionar maior acesso da população aos postos próximo à residência. A estratégia visa também diminuir os índices do ano passado de casos confirmados da doença. Em 2016 foram notificados 51 casos de influenza e nove foram confirmados. Por conta disso, a vacina é a melhor opção de prevenção.

“O nosso foco é a prevenção, com a população com maior vulnerabilidade à influenza se vacinando agora, podemos combater o contágio da doença antes da chegada do inverno. Isso é fundamental, porque as baixas temperaturas contribuem para o aumento dos casos de doenças respiratórias. Além disso, o organismo demora aproximadamente 15 dias para criar os anticorpos necessários para prevenção da doença”, explica Silmar Fortes.

A expectativa é que sejam imunizadas mais de 100 mil pessoas entre idosos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto. Profissionais de saúde e professores das escolas públicas e privadas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, também devem ser vacinadas. No entanto, neste último caso, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina e nos casos dos profissionais, a apresentação de algum documento que comprove sua atuação

A coordenadora da Epidemiologia, Elisabeth Wildberger, explicou que a meta é que até o dia “D” de vacinação – 13 de maio – sejam imunizadas 80% da população.

“Por ser um sábado, nós acreditamos que teremos um movimento maior de pessoas tomando a vacina, principalmente das pessoas que trabalham durante a semana. É importante ressaltar que é preciso apresentar documento de identidade e cartão de vacina quando for se vacinar”, orientou Elisabeth Wildeberger.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).