Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Escola de idiomas lança campanha de incentivo à doação de sangue

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância e os benefícios da doação de sangue, a Cultura Inglesa de Petrópolis irá promover a campanha “Share life, give blood” (Compartilhe vida, Doe sangue), a partir de 2 de maio. O Banco de Sangue Santa Teresa foi o escolhido para receber as doações e irá participar ativamente da ação junto aos alunos e professores.

As atividades da ação incluem uma espécie de gincana na qual os alunos serão divididos em dois grupos, red (vermelho) e blue (azul), e o que conseguir levar o maior número de doadores ao Banco de Sangue, até 31 de maio, será o vencedor. Uma urna em que os doadores de cada equipe depositarão uma cédula com seu nome, nome do aluno que o convidou, se for o caso, e a equipe a que pertence, será disponibilizada no Banco de Sangue Santa Teresa para contabilizar as doações.

Os alunos também irão produzir um vídeo, que será apresentado em todas as salas de aula no primeiro dia da campanha, e serão incentivados a usar a hashtag #culturaisinmyblood (cultura está no meu sangue) em suas redes sociais, estimulando amigos e parentes a doarem sangue.

“Esperamos que nossos alunos sejam agentes multiplicadores desta ação e se tornem doadores. Acreditamos no sucesso deste projeto e esperamos contribuir para formar cidadãos mais solidários”, explica Simone Santos, professora da Cultura Inglesa de Petrópolis e idealizadora da campanha.

O Hospital Santa Teresa fará palestras em 15 e 16 de maio para passar mais informações sobre doação de sangue. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doa sangue, quando o ideal seria uma taxa variável entre 3% a 5%. O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 70 doações por dia, em média, para atender esta demanda com segurança.

O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular que dependem dessas doações todos os dias. “Não há substituto artificial para o sangue. Quando há necessidade de transfusão, seja por um tratamento, uma doença ou uma cirurgia, apenas sangue pode substituí-lo. É por isso que é tão importante a doação e campanhas de incentivo como essa que está sendo promovida pela Cultura Inglesa”, explica Rodrigo Moreira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa.

É fácil doar

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa, localizado na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen (térreo do Hospital Santa Teresa), em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. O local possui estacionamento para doadores.

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos.

No local, basta apresentar um documento oficial com foto (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).