Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Projetos Sociais

Campanha Anel da Solidariedade entrega cadeiras de rodas ao Instituto Imaculado Coração de Maria e à Escola Municipal Paulo Freire

Nesta última quinta-feira (27), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou a entrega de mais seis cadeiras de rodas adquiridas através da Campanha Anel de Solidariedade. Alunos da Escola Municipal Paulo Freire, unidade especializada no atendimento a estudantes com deficiência, receberam quatro cadeiras de rodas. O Instituto Imaculado Coração de Maria, que atende mulheres com necessidades especiais, em Paraíba do Sul, também foi contemplado com a doação de duas unidades.

“Essas cadeiras chegaram na hora certa. Esse ano nós recebemos mais alunos que necessitam do equipamento para participar das atividades na escola. Com a doação, 20 alunos serão beneficiados, pois como estudam em turnos diferentes, podemos revezar o uso das cadeiras. Eu não acreditava que lacres de alumínio poderiam ser trocados por uma cadeira de rodas. Agora, vendo o resultado da campanha, eu mesma aderi a esse projeto e comecei a juntar os lacres”, comentou Ana Lúcia Rocha, diretora da Escola Municipal Paulo Freire.

O projeto Anel de Solidariedade consiste na arrecadação de 140 garrafas PET cheias de anéis de lata para a troca por uma cadeira de rodas. Desde 2012, quando a campanha teve início, já foram doadas 80 cadeiras de rodas, o equivalente a mais de sete toneladas de lacres de alumínio arrecadados. A iniciativa garante que pessoas carentes, com dificuldades de locomoção, possam ter seus direitos de ir e vir assegurados.

“Essa campanha vem de encontro ao Programa Institucional de Promoção de acessibilidade da FMP/Fase. A gente percebe que a cidade inteira está sensibilizada com o tema. Estamos muito preocupados com a questão da acessibilidade arquitetônica e atitudinal, que é esse movimento de fazer com que o outro perceba as diferenças, discuta e não tenha preconceitos, podendo se solidarizar. Essa campanha faz com que os nossos alunos façam a propaganda de solidariedade e se unam à sociedade em prol de um bem maior, que é ajudar e acolher essas pessoas que tanto precisam de ajuda para locomoção”, explicou Ana Helena Tibiriçá, psicopedagoga da FMP/Fase.

O projeto de extensão universitária foi iniciado por alunos de Medicina e agora conta com a contribuição dos acadêmicos dos demais cursos da Fase, além da participação de funcionários e parceiros da FMP/Fase, como o SBT. Os equipamentos são doados às instituições de Petrópolis e de cidades próximas que se comprometem a emprestar as cadeiras às pessoas carentes que vivem na região.

Qualquer pessoa pode participar da campanha, entregando o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro) ou em qualquer um dos postos parceiros da faculdade, que podem ser conferidos no site da campanha: www.fmpfase.edu.br/aneldesolidariedade.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).