Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Ambiente

Ministério Público, Polícia e Prefeitura vão coibir a soltura de balões

Durante os meses de estiagem, o Ministério Público, as Polícias Civil e Militar e a Prefeitura, por meio da Guarda Civil e da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, vão atuar em conjunto para coibir a soltura de balões. Neste período, que vai entre junho e setembro, no ano passado, a Linha Verde registrou 75 denúncias na cidade envolvendo grupos de baloeiros, locais de comercialização, fabricação ou soltura de balões. O assunto foi discutido nesta última sexta-feira (28) durante a reunião do grupo setorial “Repressão e Fiscalização”, que faz parte do “Plano Inverno”.

“Esse grupo é um fundamental dentro da elaboração do plano de contingência de inverno. Precisamos investigar e prender as pessoas que compõe os grupos que soltam balões”, disse o procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), Charles Stevan da Mota Pessoa.

Para o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, o apoio das Policias Civil e Militar, além da Guarda Civil, serão fundamentais na redução e combate aos incêndios florestais.

“Agindo de forma preventiva vamos conseguir diminuir os incêndios florestais durante o inverno. O apoio do setor de inteligência da Polícia, que vai investigar esse grupo de baloeiros, vai ser fundamental. A reunião de esforços pensando no bem da cidade mostra que Petrópolis tem a capacidade de ser resiliente”, destacou.

As reuniões dos grupos setoriais começaram essa semana. Na quinta-feira (27), o eixo “Governança”, que reuniu representantes de todas as secretarias municipais, discutiu sobre os locais em que os casos de incêndios são recorrentes. No mesmo dia, o grupo “Combate a Incêndio Florestal”, definiu os dias 25 e 26 de maio para os dois simulados do plano: incêndio florestal e estiagem, respectivamente.

“É importante mapearmos os locais em que existem casos recorrentes. Naquele espaço, de alguma forma, precisamos atuar e ficar mais atentos. Não podemos prever o incêndio, mas com o espaço mapeado, a resposta é muito mais eficaz”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Em maio, será a vez dos grupos “Apoio” – que reúne ONGs, Igrejas, Associações de Moradores, Clubes, Roer e Escoteiros – “Concessionárias” – que conta com a Águas do Imperador, Enel e CEG, e por último, o “Legislativo” – composto pelos vereadores da cidade, estarem reunidos. O “Plano Inverno” será apresentado no dia 20 de junho, data em que começa o inverno.

“No dia 20, vamos apresentar um plano completo, com aparticipação de todos os setores da Prefeitura, forças armadas, ONGS, concessionarias e o poder legislativo, além das polícias Civil e Militar e a Cruz Vermelha. Dessa forma, estaremos mais preparados para atuar no momento de crise”, completou Paulo Renato Vaz.

Foto: helicóptero atuando no combate a incêndio nas Torres do Morin em julho de 2016

 

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).