Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

1ª Mostra de Educação Popular em Saúde acontece na Praça da Liberdade

Nesta quarta-feira (3), a Praça da Liberdade sedia a 1ª Mostra de Educação Popular em Saúde, de 13h30 às 17h, com práticas de cuidado em saúde, como shiatsu, acupuntura, roda de meditação e homeopatia, além de poder participar de oficinas de dança, teatro, música, de ervas medicinais e outras atividades, oferecidas gratuitamente.

Trata-se do encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (160 horas), ofertado, via edital público a alguns municípios brasileiros, a partir de parceria entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz, por meio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Em Petrópolis, esta iniciativa é viabilizada pela parceria entre o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa da Fiocruz no município, e a Secretária Municipal de Saúde.

“A saúde é um direito do povo e um dever do Estado. Prover saúde é muito mais do que combater as doenças. Prover saúde significa colaborar com a cidadania para atingir o bem-estar, o estar de bem com a vida e o seu entorno. É preciso cuidar das pessoas valorizando saberes populares e práticas mais humanizadas em saúde. Isso permite direcionar melhor os investimentos públicos na saúde, qualifica o cuidado com prioridade na atenção primária em âmbitos comunitários e contribui com a melhoria  do bem-estar social. Os profissionais de saúde precisam cada vez mais se apropriar deste olhar e desenvolver estas práticas”, analisa Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí.

Além de ser uma atividade de finalização do curso, a Mostra pretende também compartilhar experiências vivenciadas e habilidades adquiridas durante os cinco meses de aprendizado. “Nosso objetivo é fazer um encerramento ampliado, estimulando a participação social. Por isso convidamos todos os profissionais da rede básica municipal de saúde, moradores das comunidades, o Conselho Municipal de Saúde e toda população para compartilharmos as experiências participativas de educação popular em saúde trabalhadas pelos profissionais de saúde, a partir do território em que atuam, e também oferecer e divulgar práticas de cuidado e integrativas, que temos no âmbito do SUS em Petrópolis”, explica Norma de S. Thiago Pontes, apoiadora institucional do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, educadora do programa EdPopSUS e Articuladora Local do Programa.

palácio do itaboraíDentre as práticas de cuidado em saúde oferecidas na Mostra, estão: a oficina de ervas medicinais, facilitada por profissionais da Fiocruz que atuam na Trilha do Arboreto, e uma exposição viva e permanente de diversas espécies de plantas, no Palácio Itaboraí, sede do Fórum, na  Rua Visconde de Itaboraí, 188 – Valparaíso. Nesta oficina, na Praça da Liberdade, serão dadas informações básicas de identificação de plantas medicinais e algumas orientações específicas para que o medicamento fitoterápico seja utilizado corretamente em relação ao preparo, posologia e aplicação.

A turma formanda é composta por 32 profissionais que atuam na Atenção Básica do município, ou seja, são os profissionais mais próximos da realidade da população, como agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Segundo Norma Pontes, este Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde já formou, ao todo, cerca de 60 agentes comunitários de Petrópolis, dos 280 atuantes na rede pública municipal. “Se Petrópolis não for contemplada em próximo edital, a ideia é fazermos uma capacitação local permanente, em parceria com o Fórum Itaboraí/Fiocruz, com base na nossa realidade, para alcançarmos todos os agentes comunitários de saúde do nosso município”, complementou Norma.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).