Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Projetos Sociais

Trote Solidário da Fase promove evento na Pestalozzi de Petrópolis

Na última semana, alunos dos três períodos do curso de Odontologia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram uma atividade de saúde bucal na Pestalozzi de Petrópolis. A iniciativa faz parte do acolhimento solidário promovido pelos veteranos do curso, que mobilizaram os colegas para a arrecadação de material de higiene bucal (escova, pasta e fio dental), alimentos não perecíveis, para montar e distribuir cestas básicas às famílias dos alunos mais carentes, e material de artesanato (caixas de madeira, tinta etc).

“Há um tempo, recebemos o convite para conhecer a instituição, e como esse já é o nosso terceiro trote solidário, é uma oportunidade única, pois a Pestalozzi abrange crianças especiais, então é uma forma diferente da gente mostrar para os alunos uma escovação diferenciada. É uma troca de conhecimento rica, pois aprendemos muito com o outro. Agora que vamos ter a clínica, será mais um local de suporte para chamar os pacientes e oferecer esse tipo de atendimento diferenciado”, explicou Gisele Damaceno, professora do curso de Odontologia da FMP/Fase.

A Pestalozzi de Petrópolis é uma entidade filantrópica que atende pessoas com deficiência física e cognitiva nas áreas de pedagogia social e de saúde. A escola, que é autorizada pela Secretaria Estadual de Educação, atende ao primeiro segmento do ensino fundamental e trabalha com toda a filosofia pestalozziana, que é educar com amor.

“Foi uma tarde muito proveitosa. Os acadêmicos passaram a importância da higiene bucal através do teatro, com brincadeiras de uma forma muito lúdica e mostraram como é necessário ter uma higiene perfeita, mensagem essa que nossos alunos gravaram”, destacou Norma Ferraz, diretora da Associação Pestalozzi de Petrópolis.

Além das doações, os alunos realizaram a escovação profissional em 75 crianças, fizeram a apresentação de uma peça teatral e promoveram um momento de lazer e descontração com lanche. “Aprendemos que temos que cuidar dos nossos dentes. Temos que limpar todo dia, na hora que for dormir, na hora que acordar, depois do almoço, do café e do jantar. Eu achei muito legal a presença dos dentistas aqui e sei que é muito importante cuidarmos dessa parte do nosso corpo”, frisa Lucas Dias dos Santos, aluno da Associação Pestalozzi de Petrópolis.

A mensagem central do Trote Solidário exposta aos alunos ingressantes do curso de Odontologia da FMP/Fase é o exercício da profissão com respeito ao próximo, além da importância de colocar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática, em prol da promoção da saúde da população.

“Essa atividade, além de promover acolhimento e integração entre os alunos, também os insere em uma atividade prática. Eu arrisco dizer que nós saímos ganhando muito mais do que a gente levou para dar. É uma alegria muito grande e isso promove nos nossos alunos um sentimento de solidariedade que sempre favorece as relações. Queremos que nossos alunos tenham esse comportamento de solidariedade, estando ou não no ambiente acadêmico”, explica Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).