Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Jovens que recebem benefícios sociais podem ter descontos em viagens e eventos culturais

Nesta semana, a Secretaria de Assistência Social iniciou a divulgação do benefício do Governo Federal – ID Jovem, junto aos assistidos nos Centros de Referencia de Assistência Social – CRAS do município. Pelo programa, jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários mínimos podem viajar gratuitamente de um estado a outro do Brasil e ainda assistir a shows, espetáculos e eventos esportivos pagando meia entrada. Para receber o benefício é preciso ser inscrito no Cadúnico – Cadastro Único para Programas Sociais e fornecer o número do NIS – Número de Identificação Social pelo site: http://identidadejovem.net/ ou através do aplicativo ID Jovem.

A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, explicou que para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documento oficial com foto.

“O funcionamento da meia-entrada para área cultural e esportiva é semelhante a da já conhecida Carteira de Identificação Estudantil. Para usar o benefício, basta apresentar a ID Jovem no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento, acompanhada sempre de documento oficial com foto. Essa possibilidade vai permitir que jovens de baixa renda que não estudam também paguem meia-entrada em diversos eventos”, explicou Quintella.

A secretária orienta que caso ocorra algum caso de recusa na aceitação da ID Jovem para o pagamento da meia-entrada, o caso deve ser encaminhado ao Procon. O secretário de Cultura, Leonardo Randolfo afirmou que mesmo o benefício tendo sido lançado em 2015, em Petrópolis, a adesão dos jovens começará neste ano através da divulgação junto à Assistência Social.

“Cultura e juventude tem de andar juntos pela oportunidade de transformação que o jovem tem quando pode acessar uma programação de qualidade, educacional e cultural. Vamos atuar em conjunto com a Assistência Social neste sentido”, afirma Randolfo.

A coordenadora do Cadúnico, Denize Militão, afirmou que todos os estudantes que tiverem dúvidas quanto ao processo deve buscar orientação junto aos oito CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município.

“As equipes dos CRAS já estão orientando a população que busca informações a esse respeito. É importante destacarmos que quem não tem o Cadúnico e se enquadra no perfil para receber benefícios sociais, podem buscar uma unidade do CRAS para realizar o cadastro e após o processo é gerado o número do NIS para que seja feito o ID Jovem”, disse.

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) informou que no caso de viagens, a reserva de vagas em ônibus interestaduais deverá se feita, no mínimo, três horas antes da viagem. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete. Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Caso a empresa se recuse a fornecê-lo, as denúncias devem ser feitas pelo telefone 166 da ANTT.

Parceria com CNA garante 30% de desconto para servidores públicos

 Servidores da prefeitura, alunos da rede municipal e familiares diretos desses dois públicos poderão ter 30% de descontos nos cursos oferecidos pelo CNA Petrópolis. A parceria foi feita através do departamento de Capacitação e Formação Profissional da secretaria de Educação. O curso oferece aulas de inglês a partir dos cinco anos e espanhol a partir dos 14 anos.

“O departamento está trabalhando para firmar cada vez mais parcerias. Também estamos promovendo cursos e workshops de especialização para que os servidores possam se aprimorar e realizar atividades fora do ambiente de trabalho, beneficiando a saúde, aprendendo e trocando experiências com outros servidores”, afirmou a diretora do departamento, Márcia Chiote.

De acordo com Andreza Saramella Paiva, da diretoria do CNA, uma equipe vai percorrer as escolas para falar sobre a parceria e desconto. “Nossa missão é a de desenvolver pessoas, criar oportunidade de acesso para esse público para que ele possa se desenvolver plenamente melhorando todo o seu potencial e conhecimento”, disse.

Ainda segundo Andreza, a expectativa é de, futuramente, desenvolver outras formas de parceria com a rede. “Queremos ajudar esse público e para isso temos a intenção de colocar em pratica outras formas de incentivo como aulas de reforço para os alunos da rede pública”, explicou.

Os interessados devem procurar a sede do CNA com um comprovante de vínculo com a prefeitura, que pode ser contra cheque ou comprovante de matricula atualizado. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone 2231-0744 (CNA) ou 2246-8679 (departamento de Formação e Capacitação Profissional). O CNA fica na Rua Dezesseis de Março, nº 51, salas 201 e 202.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).