Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Agenda cultural

Museu do Artesanato comemora três anos durante a Semana Nacional dos Museus

“Museus e Histórias Controversas, dizer o indizível em museus” é o tema da 15ª Semana Nacional dos Museus no mês de maio. Em comemoração aos seus três anos, a Casa – Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Cocco Barçante, já está com uma programação voltada para o tema, composta por diversas atividades envolvendo artesãos e artistas manuais, além de visitas guiadas ao Espaço que representa o artesanato de todo o Estado.

Foto: reprodução /Paula Giolito/Folhapres

O museu faz aniversário no dia 13 de maio e a comemoração será às 19h, com apresentação de novas peças do acervo e a inauguração da exposição “Isabelita dos Patins, uma História de Superação, Arte e Beleza”. A mostra traz fotografias, trajes e acessórios da personagem. Nascida na Argentina com o nome de Jorge Omar Iglesias, Isabelita mudou para o Brasil há mais de 30 anos.

Em 1993, enquanto patinava na Avenida Atlântica, ficou de frente com o então candidato à Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso, que posou ao seu lado para os fotógrafos presentes. No dia seguinte, foi primeira página dos jornais e revistas e fez parte das charges do cartunista Chico Caruso por várias semanas. Dez meses depois, Fernando Henrique foi eleito e Isabelita dos Patins ficou conhecida nacionalmente através de participações em programas de televisão e comerciais para grifes nacionais.

A personagem irreverente, criada nos anos 70, transita e “patina” pelas décadas de 80 e 90 mediando e superando preconceitos da sociedade com sua alegria e reconhecido talento. Esta exposição é uma homenagem à Isabelita dos Patins, sua história e contribuição que teve nos direitos conquistados pelas minorias, muitas vezes discriminadas até hoje.

“Sinto-me muito muito feliz e orgulhoso em receber esta homenagem e poder mostrar um pouco da minha vida, pois o que a gente faz por nós morre conosco, mas o que a gente faz pelos outros ficará para a eternidade e tenho certeza que o dia que eu partir deixarei muita saudade, como a música diz… E sei que quando morrer, o Brasil vai dizer que Isabelita tinha um bom coração”, comenta Jorge Omar.

Desde a sua concepção, a Casa Museu do Artesanato busca valorizar o reaproveitamento, agregar trabalhos que representem o cotidiano das diversas localidades onde estão os grupos representados em seu acervo, reforçar a importância do desenvolvimento sustentável, por meio das diversas paisagens culturais. É um espaço vivo, uma porta aberta não só para o Artesanato, mas para apresentações artísticas dos mais variados segmentos. E, para melhor receber seus visitantes, foi inaugurado em abril o café do Museu.

O Museu também possui uma loja, com artesanato das várias regiões do Estado e confeccionados com vários materiais e linguagens plásticas.

Confira a programação do espaço durante a Semana Nacional dos Museus:

13 de maio – sábado

18h: Abertura da exposição “Isabelita dos Patins – História de Superação, Arte e Beleza”

19h: Entrevista “Criando e empreendendo a minha Arte” com Isabelita dos Patins

Mediador: Vitor Mattos – jornalista e apresentador de TV

20h às 23h: Confraternização com música ao vivo no Café do Museu

14 de maio a 30 de julho – sábado e domingo, 11h às 17h

Exposição: “Isabelita dos Patins – História de Superação, Arte e Beleza”

15, 20 e 21 de maio – segunda-feira, sábado e domingo, 15h às 17h

Visita guiada ao acervo do “Museu do Artesanato do Rio de Janeiro”

Mediador: Cocco Barçante, criador e curador do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

21 de maio – sábado

14h: Oficina de desenho e pintura em tecido

Tema: “Isabelita dos Patins, suas cores e formas”

Organização: Cocco Barçante e o grupo Artesãs da Serra

Toda a programação é gratuita e faz para da política de inclusão da Casa de Cultura Cocco Barçante.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).