Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cultura & Lazer

Painel de Ruy Albuquerque é restaurado e recolocado no Centro de Cultura Raul de Leoni

O painel do renomado artista Ruy Albuquerque – que estava abandonado no galpão de material da secretaria, na Mosela – foi restaurado e recolocado em lugar de destaque no Centro de Cultura Raul de Leoni. A solenidade para marcar o retorno da obra exposta ao público nesse importante equipamento do município será neste sábado (13), às 11h, quando é celebrada a Lei Áurea – documento assinado pela Princesa Isabel que aboliu a escravatura no Brasil.

“Era um pedido antigo do segmento da Cultura Afro-Brasileira que restaurasse e recolocasse essa importante obra, que estava jogada, no seu devido lugar. Assim que assumimos encontramos o painel e iniciamos o trabalho de restauro, feito por um servidor do Instituto, o artista plástico e restaurador Paulo Campinho, que prontamente se manifestou em fazer essa restauração emergencial da obra. Agora temos a felicidade em não apenas restaurar um painel importante do nosso acervo, mas recolocá-lo em lugar de destaque, cumprindo nossa proposta de valorizar a nossa Cultura”, frisou o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

Doado pelo próprio artista, em 1988, o painel datado de 1983 ficava exposto no Centro de Cultura. Na época, uma exposição com obras do próprio artista marcou a entrega da obra, um presente à cidade pela adoração de Ruy por Petrópolis. A obra, no entanto, foi retirada do espaço há pouco mais de três anos por causa de uma pichação. Desde então, o painel – composto por seis partes e com 7 metros – ficou abandonado.

“Foi um trabalho de restauro desse vandalismo e alguns retoques para que a obra pudesse voltar a ser exposta. A única dificuldade foi achar o solvente necessário para retirar a pichação sem danificar a pintura. Mas de modo geral foi um trabalho tranquilo, embora braçal e minucioso”, explicou o restaurador Paulo Campinho.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).