Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Ressonância Magnética do Alcides Carneiro também funciona aos sábados

A partir deste mês, os atendimentos no aparelho de ressonância magnética no Hospital Alcides Carneiro incluem os sábados, com o objetivo de zerar uma fila de espera de mais de 3 mil pessoas acumulada em um ano em que o aparelho passou desligado, à espera de uma obra. Funcionando desde 16 de março, o aparelho já realizou 180 exames. Nas primieras semanas, de testes com as equipes médicas e técnicas, foram atendidos outros 15 pacientes, internados no HAC.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que entre maio e junho, a ressonância já possa funcionar com 100% da capacidade, realizando em média 20 exames por dia. O prefeito Bernardo Rossi já autorizou a realização de mutirões para o período e o secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que para viabilização dos mutirões será necessária uma programação junto às equipes médica e técnica.

“Assim que a máquina estiver operando em sua capacidade total, nós poderemos começar a organizar os mutirões. Neste período, a coordenação técnica do centro de imagem vai poder se organizar para estipular os protocolos e fluxos de atendimentos. Esperamos que em curto prazo os mutirões possam começar a acontecer”, comentou Fortes.

Alguns pacientes estão aguardando para realizar o exame há mais de dois anos. O responsável técnico da ressonância do HAC, Eduardo Primo, esclarece que independente da data de solicitação do exame, os mesmos estão sendo marcados, com prioridade aos pacientes com câncer ou com doenças graves.

“Nos deparamos com muitos pedidos antigos e com pacientes com doenças graves em espera. A ressonância leva no mínimo 30 minutos para ser feita, por conta disso só conseguimos realizar esse número de exames. Mas vamos seguir nosso cronograma para o mais rápido possível zerarmos essa fila de espera”, disse Eduardo Primo.

Adquirido com verbas federais de emenda do deputado federal Hugo Leal de R$ 2,8 milhões e R$ 864 mil de investimento do município, o aparelho de ressonância – comprado há mais de um ano – não entrou em funcionamento, pois a obra de instalação não havia sido feita. No dia 16 de março, a máquina foi ligada juntamente com a inauguração do Centro de Imagem. O espaço conta ainda com recepção, salas de exames e de laudos e um novo sistema de digitalização de resultados. A partir da nova tecnologia, os médicos poderão acessar os resultados à distância pela internet.

 

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).