Museus Casa do Colono e Casa de Santos Dumont com programação especial na Semana Nacional dos Museus

De 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus com uma extensa programação cultural em diferentes locais. Desta forma, os museus Casa do Colono e Casa de Santos Dumont terão programação especial que começa nesta terça-feira (16), com contação de histórias, gratuidade na visitação e performance lúdica.

Casa do ColonoMúsica, histórias e muita diversão vão animar o Museu Casa do Colono com programação especial para os alunos da rede municipal. Com o lema “é brincando que se aprende”, a garotada vai se divertir com contação de histórias e brincadeiras que serão realizadas entre os dias 16 a 19 de maio. Tudo gratuito. Para participar, é preciso agendar previamente os grupos de alunos pelo telefone (24) 2233-1235 / 2247-3715 e pelo e-mail carolinavieira@petropolis.rj.gov.br.

O Grupo Faz de Conta fará a contação de histórias com o projeto “Minha Cidade tem História para Contar”, levando a criançada a uma viagem no tempo. A partir de um cenário ilustrativo, contendo paisagens da nossa região e suas mudanças ao longo do tempo histórico – de colônia à elevação de cidade – os apresentadores enfatizarão sobre a importância da colonização alemã no desenvolvimento da nossa região. Influências vistas até hoje na arquitetura, culinária, música e dança típica, nos nomes de ruas e bairros, e em muitos outros aspectos da Cidade Imperial.

A criançada também vai conferir o projeto “Verso na Viola: Contação de Histórias”. Nele, os músicos e educadores Diego Teixeira e Valéria Wanderley apresentarão contos musicados dos Irmãos Grimm (coletânea de contos infantis do folclore alemão, no original Kinder – und Hausmärchen, como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel, entre outros), além de cantigas de roda e brincadeiras relacionadas à cultura alemã. Será uma proposta de interação com o público infantil, que participará executando ritmos, coreografias e cantando as histórias. Assim, as crianças levarão um pouco de conhecimento sobre a herança cultural alemã na cidade e um carinho todo especial pelo Museu Casa do Colono, um local tão precioso para preservação da memória e história da cidade de Petrópolis.

Santos Dumont “revive”

Já no Museu Casa de Santos Dumont, o público que visitar o atrativo nos dias 20 e 21 de maio vai se deparar com a figura ilustre do próprio Santos Dumont. Esse conhecido morador será revivido pelo ator Sylvio Costa Filho, que interpretará essa personalidade da aviação e da história. Contando desde os seus sonhos de voar até a ideia de construir a casa e a realização de ambos, “Santos Dumont” promete encantar o público no atrativo em uma visitação pra lá de especial.

Na performance, o público ainda presencia o personagem caracterizado narrando textos dos escritos de Dumont, além de detalhes e curiosidades sobre o inventor e sua presença na “Encantada”. Outra ação em comemoração à Semana Nacional dos Museus, no atrativo, vai garantir a gratuidade na visitação no dia 18, quando é celebrado o Dia Internacional de Museus.

Serviço

Museu Casa do Colono

Onde: Rua Cristóvão Colombo, nº 1034, Castelânea

Visitação: terça a domingo, de 8h30 às 16h

Quanto: Gratuito

Informações: (24) 2247-3715

Serviço

Museu Casa Santos Dumont

Onde: Rua do Encanto, nº 22, Centro

Visitação: de terça a domingo, de 9 às 17h30 / 17h (bilheteria)

Quanto: R$ 8 (inteira) / R$ 4 (meia) – no dia 18 de maio gratuito

Informações: 2247-5222

você pode gostar também Mais do autor

Comentários estão fechados.

error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).

Send this to a friend