Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Museu Imperial e Casa de Santos Dumont tem visitação gratuita nesta quinta-feira

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus, o Museu Imperial e a Casa de Santos Dumont terão entrada gratuita nesta quinta-feira (18). A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, que é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e acontece de 15 a 21 de maio em todo o país.

Na Encantada, o público – moradores e turistas – se diverte logo que chega ao subir pela inusitada escada de Dumont que obriga o visitante a começar a subida com o pé direito. Erguido no ponto mais alto do Morro do Encanto, o chalé, todo idealizado por Santos Dumont, apresenta em cada detalhe o gosto, a personalidade prática, multifuncional e bastante inventiva de seu antigo morador.

Toda essa criatividade e praticidade são vistas em cada um dos três andares da construção, que chama atenção. O primeiro funcionava a oficina de reparos e estúdio de revelação de fotos do inventor. O segundo, bastante multifuncional, reúne no mesmo espaço a biblioteca, sala de refeição, de visita e um escritório, com a escrivaninha usada pelo inventor.

Já no terceiro andar, no mezanino, ficava o quarto e banheiro do mineiro em acomodações pequenas, mas bem práticas. Inclusive é onde está a primeira invenção de Santos Dumont criada fora da França, que foi o chuveiro com aquecimento a álcool – o primeiro chuveiro com aquecimento registrado no Brasil. No espaço, tem a cômoda com 12 gavetões, que também funciona como uma bancada onde Dumont fazia seus trabalhos e que se transforma em cama, construída sob medida para ele, que tinha 1,52 de altura.

Já no Palácio Imperial, além da visitação gratuita, o espetáculo Som & Luz terá o valor promocional de R$ 5,00. O espetáculo acontece de quinta a sábado, às 20h.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).