Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Saúde

Petrópolis tem dois óbitos confirmados por influenza este ano


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde contabiliza mais 20 mil doses aplicadas durante o início do mês de maio nas ações volantes em abrigos, casas de repousos e na distribuição junto a hospitais particulares e instituições de saúde elevando o número de imunizados para 38.929 desde o dia 17 de abril. No sábado (20) a vacinação ocorrerá nos postos da Lajinha e Estrada da Saudade, de 8h às 17h.

O número ainda é considerado baixo e faltando duas semanas para o fim do cronograma de vacinação contra gripe, a Secretaria de Saúde reafirma a importância da população pertencente ao grupo prioritário de imunização de se proteger contra a doença. A Coordenação de Epidemiologia investiga atualmente três casos suspeitos de influenza na cidade e já confirmou dois óbitos de duas mulheres, um em janeiro e o outro em abril.

A coordenadora da Epidemiologia, Elisabeth Wildberger ressalta que todos os pacientes receberam o tratamento com o medicamento Tamiflu disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado e disponibilizado 24h na farmácia do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.

“Os óbitos que ocorreram foram de duas mulheres de 49 e 56 anos, mas que eram hipertensas e tiveram o caso agravado quando contraíram o vírus influenza. O medicamento foi iniciado, mas elas não responderam ao tratamento. Outros três casos já foram descartados e três seguem sob investigação, mas todos os pacientes seguem estáveis”, explicou Elisabeth Wildberger.

A Epidemiologia alerta ainda que pacientes de doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão e ainda diabetes, asma, enfisema pulmonar e outros fazem parte do público que deve ser vacinado. Pacientes com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, desde que apresentem prescrição médica.

A campanha engloba ainda crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, professores, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) devem ser imunizadas. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% dessa população, estimada em 100 mil pessoas.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que ainda não há previsão de se prorrogar a campanha, por conta disso, é preciso que as pessoas pertencentes ao grupo de imunização se vacinem até o dia 26 de maio, que é quando a campanha se encerra.

“A imunidade só acontece de 10 a 15 dias após a aplicação da vacina, então as pessoas ainda podem pegar o vírus da gripe neste período. O período de vacinação precede o inverno, para que as pessoas estejam protegidas com antecedência, para que este público mais sensível à ação do vírus esteja imunizado quando o inverno chegar. Não temos previsão de prorrogação da campanha, então as pessoas precisam procurar as unidades dentro destas duas semanas”, disse Silmar Fortes.

Diariamente as doses estão distribuídas em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço.


Deprecated: preg_split(): Passing null to parameter #3 ($limit) of type int is deprecated in /home/wwacon/public_html/wp-content/themes/jannah/framework/functions/post-functions.php on line 805
Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).