Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Saúde

Mais de 181 mil petropolitanos já estão imunizados contra a febre amarela

A Secretaria de Saúde cumpriu a meta inicial de vacinação contra febre amarela imunizando, desde janeiro, 181.400 moradores de Petrópolis. Após cumprir a diretriz do Ministério da Saúde, ao realizar um cinturão de imunização nas áreas verdes, o município ampliou a vacinação para toda a população, seguindo a determinação da Secretaria de Estado de Saúde em vacinar toda a população do município.

“Finalizamos a última fase da imunização preventiva contra a febre amarela. Estamos mantendo a aplicação das doses nas 41 unidades de saúde, junto com a campanha da gripe, uma vez que por orientação do Ministério da Saúde as pessoas podem tomar as duas vacinas ao mesmo tempo”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destacou que a eficiência da campanha se deve ao apoio da Defesa Civil, Exército, Aeronáutica e Cruz Vermelha, que auxiliaram desde o transporte, organização de logística de atendimento até a aplicação das doses.

“A campanha cumpriu o cronograma que estipulamos. Conseguimos imunizar em menos de um mês mais de 140 mil pessoas, sendo que o previsto pela Secretaria de Estado era que a população fosse imunizada ao longo de todo esse ano. Vale ressaltar que temos mais de 15 mil vacinas em estoque e que a reposição está ocorrendo regularmente de acordo com a nossa demanda de atendimento”, disse Silmar.

Diariamente as doses estão disponíveis em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8h às 15h com o intervalo de 1h para almoço.

A campanha de vacinação contra a febre amarela teve início no dia 18 de março com a chegada de 75 mil doses. Além de proporcionar um sistema de vacinação inédito, com 50 pontos de vacinação em todo município, a Saúde também adotou a vacinação volante, levando as doses à população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas. A distribuição volante ocorreu nas localidades do Brejal, Posse, Pedro do Rio, Boa Esperança, Caxambu, Vale das Videiras, Bonfim e Caititu.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).