Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Cidade

Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado – Infantojuvenil – NAPE-IJ é inaugurado

Nesta última quinta-feira (18), foi inaugurado o Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil – NAPE – IJ, marcando o início das ações de conscientização pelo Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. O Núcleo é uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a GE Celma. O espaço, em anexo ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), funcionará de segunda a sexta feira, de 8h às 17h, para o atendimento psicológico especializado, de cunho social e não clínico, às supostas vítimas e às suas famílias.

O prefeito Bernardo Rossi destacou que as parcerias junto às instituições privadas possibilitam um avanço para os setores e serviços do município. “A nossa meta é ter a iniciativa privada cada vez mais próxima e atuando em conjunto com o poder público porque proporciona o desenvolvimento da cidade principalmente nos projetos sociais”, disse.

A assistência abrangerá crianças e adolescentes – de 0 a 18 anos incompletos e suas famílias. “Com a inauguração do núcleo de atendimento nós iremos garantir que a assistência já prestada dentro do CREAS seja individualizada e tenha um ambiente mais sigiloso e adequado para todo o atendimento psicológico e assistencial”, considerou Rossi, que agradeceu ao apoio da iniciativa privada. “A GE é uma empresa parceria que irá auxiliar o município em muitos outros projetos”, completou.

Compromisso com a proteção às crianças

O compromisso com a segurança e a proteção de crianças e adolescentes é uma diretriz da atual gestão que reativou o serviço do Disque 100 paralisado desde 2014 e que acumulava mais de 100 denúncias sem atendimento. Com a inauguração do NAPE, a Secretaria de Assistência Social estima zerar a fila que atualmente está com 15 casos a serem apurados.

À frente da pasta de Assistência, Denise Quintella reafirma o compromisso de atuar junto às Secretarias de Educação e Saúde, além dos demais órgãos e instituições de assistência a vítimas de violência e abuso Infantojuvenil.

“A proposta do nosso prefeito é de uma gestão integrada. A criança dá indícios de que há algo errado e os professores e profissionais de saúde podem perceber durante o contato com elas. Vamos buscar cada vez mais nos reunirmos para buscarmos a melhor assistência e cuidado, mas também termos esse olhar de sentinela se algo estiver errado”, disse Quintella.

“Faça a Diferença #conscientizAÇÃO” é lançada na Praça Dom Pedro

A Secretaria de Assistência Social lançou a nova campanha para divulgação das linhas diretas para a população denunciar anonimamente os casos de violência: Faça a Diferença #conscientizAÇÃO. O objetivo é divulgar os números de telefone do Disque 100, além da linha 127 do Ministério Público e 125 do Conselho Tutelar. Em uma grande ação cultural na Praça Dom Pedro, os assistentes sociais panfletaram e adesivaram carros. Houve ainda a apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal São Judas Tadeu, Coral do Projeto C3 e Hip Hop, Roda de Capoeira com a Capoeira Imperial.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).