Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Agenda cultural

Coral Pro Tempore participa das comemorações do Dia de Santa Rita de Cássia

Nesta segunda-feira (22), as celebrações pelo Dia de Santa Rita de Cássia vão contar com a participação do Coral Pro Tempore, do Instituto Municipal de Cultura e Esportes. O grupo formado por 32 integrantes da terceira idade fará a primeira apresentação do ano na missa de 18h da paróquia, que fica no Bairro Castrioto, que antecede a procissão da padroeira.

Na celebração, o coro vai apresentar peças do repertório sacro, como a Missa Pro Tempore, composta pelo regente, maestro Paulo Afonso; e clássicos do canto litúrgico, como Panis Angelicus, Ave Maria de Schubert, e os tradicionais cânticos da celebração religiosa, Agnus Deis e Sanctus et Benedictus.

“Nós organizamos os ensaios para não interromper o trabalho que iniciamos, com foco no repertório mais popular que é a grande proposta do grupo, mas para também priorizar, nesse momento, um repertório diferenciado e que eles também gostam. Eles sentem essa responsabilidade de levar em um momento específico o trabalho deles. É muito importante para eles”, comenta o maestro Paulo Afonso, regente desde a criação do coro.

Um projeto do município criado há 16 anos, o Pro Tempore nasceu com o objetivo de oferecer ao público da melhor idade uma atividade cultural bastante difundida na Cidade Imperial: o canto coral. Com ensaios semanais, às segundas e quartas na Sala Guiomar Novaes, no Centro de Cultura Raul de Leoni, o Pro Tempore realiza em média 20 concertos anuais. No repertório entram canções de Tom Jobim, Vinícius de Morais, Luiz Gonzaga, Dalva de Oliveira, entre tantos outros compositores, além das canções temáticas natalinas, germânicas, italianas e muito mais.

Foto: Andressa Canejo

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).