Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Colunas

[Coluna] O retrato do opressor

por Eduardo Stotz, presidente da CMV

  1. Informação encaminhada por um informante do Departamento de Policia Política e Social da 11ª região policial (serviço secreto), divulgada na Audiência Pública da Comissão Municipal da Verdade de Petrópolis, realizada em 10 de dezembro de 2016:

Ilmo Sr. Diretor Chefe de Seção

Cumpre-nos informar a V.Excia, e dando sequência à correspondência da semana próxima passada, que o Sr. Pedro Lopes Neves, chamado PEDRINHO, comunista fichado, e implicado em IPM, faleceu no dia 17 de julho de 1966, internado no Hospital Santa Tereza, e depois terminado seus dias e momentos, em sua casa, à Rua Dr. João Braga, também considerada Rua Aldo Tamancoldi, no Alto da Serra.

Ex-funcionário da Estrada de Ferro Leopoldina, exercia o cargo de foguista ou maquinista, e sua morte foi ocasionada por abcesso, já antigo, e agora supurado.

Sua morte constrangeu seus colegas de ofício, tendo o Sr. OSMAR PEREIRA, braço direito do Sr. Saturnino Silva, e do próprio morto, dito que – “Este a polícia não precisa mais maltratar, e também depois da vida que tivemos na delegacia, outro não poderia ser o seu fim.”

Petrópolis, 20 de julho de 1966.

Agente RJ 49

  1. Liberdade, “em honra a Tiradentes”, trecho de um poema de Marco Antônio Maia Souto, integrante da Expoesia I organizada pelo Departamento de Letras e Artes da PUC-RJ sob a direção de Affonso Romano de Sant’Anna:

 

Arranquem do chão

as marcas dos meus passos

mas cortem de mim as pernas

senão outras aparecerão.

Tirem-me a língua,

arranquem os olhos

a retina,

firam o mais fundo

os meus tímpanos.

Depois

exibam aos homens

a obra-prima forjada.

E eles terão

na deformação da minha carne

o retrato do opressor.

 

(Imagem: fotografia de Maria Helena do Nascimento fez do Monumento “Tortura Nunca Mais”, de Demétrio Albuquerque, disponibilizada neste site)

A Comissão é formada por: Eduardo Stotz – sociólogo e historiador, pesquisador da Fiocruz; Glauber de Oliveira Montes – historiador e professor; João Fabre dos Reis – advogado trabalhista; Maria Helena Arrochellas – teóloga e coordenadora do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade; Rafane Valoura Paixão – historiadora e Roberto Schiffler Neto – sociólogo e professor.

Endereço e acesso: Prefeitura Municipal de Petrópolis – Avenida Koeler, 260 – Centro – Petrópolis – RJ – Tel.: (24) 2246-9325. Facebook.com/cmvpetropolis – [email protected]

Mais em:

[Coluna] Câmara Municipal cassa os mandatos dos vereadores do PSB

[Coluna] Revolução ou Golpe Militar?

[Coluna] Fatos e testemunhas

As opiniões contidas não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da publicação.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).