Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Projetos Sociais

Lâmpadas queimadas poderão ser trocadas por de LED em ação na Praça da Inconfidência

A Secretaria de Assistência Social e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) firmaram uma parceria para ampliar a assistência à população em situação de rua do município. Nesta quarta-feira (24), acontecerá o primeiro evento entre as entidades que, em conjunto com a concessionária Enel, promoverão uma ação de conscientização ao consumo sustentável de energia elétrica, além de reativarem o projeto “Pão e Beleza – Espaços de Cidadania” que oferecerá palestras e oficinas para geração de renda.

O encontro ocorrerá a partir das 14h, na Praça da Inconfidência e proporcionará a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mesmo que queimadas ou com defeito, por uma lâmpada nova de LED.

A secretária de Assistência Social, Denise Quintella, anunciou que a concessionária custeará a nova fase do projeto que levará para o Centro Pop e CDDH oficinas e palestras. “A Enel é uma grande parceira que está promovendo essa ação junto ao CDDH. Agora uniremos forças para proporcionarmos novas oportunidades a essas pessoas. As oficinas terão o cunho de ensiná-los, por meio dos trabalhos manuais, a obter uma renda por intermédio da venda dos artesanatos”, afirmou.

A coordenadora executiva do CDDH, Carla de Carvalho, explicou que será realizado um cronograma com todas as atividades da oficina de construção de materiais artístico com elementos descartáveis pela natureza.

“Essa será a primeira de muitas ações junto a Assistência. Vamos fazer um trabalho integrado para proporcionar o melhor atendimento a essas pessoas buscando justamente a ressocialização e o incentivo para que elas deixem as ruas através de um trabalho. Vamos iniciar um cronograma com 40 integrantes e esperamos que os que se interessarem em comercializar as peças possam vendê-las nas feiras de artesanato do município”, disse.

A Enel é a primeira parceira a participar o projeto “Pão e Beleza – Espaços de Cidadania” este ano e proporcionará a troca de 150 lâmpadas comuns pelas de LED que são mais econômicas.

“A pessoa deverá levar uma conta de luz atual, documento de identidade para realizar a troca que será de até duas lâmpadas por conta. Mesmo que a lâmpada estiver queimada ou com defeito nós iremos dar uma lâmpada nova de LED, a Enel buscará dar o descarte correto a elas”, disse Guilherme Freitas, educador popular do CDDH.

O coordenador do “Pão e Beleza – Espaços de Cidadania”, Sidnei Hãn, disse que ainda haverá panfletagem e orientações a quem se interessar em custear outras ações do projeto.

“O antigo convênio se encerrou no ano passado e estamos em busca de novos parceiros para voltar a oferecer atividades/oficinas de marcenaria, cestaria, história, português, matemática, direitos humanos, capoeira, educação física, educação ambiental e coral. Eram realizadas assembleias periódicas onde os frequentadores do projeto podiam decidir e interferir na logística do que era oferecido e do que podíamos oferecer, como participantes do projeto, mostrando assim que a efetivação de direitos se dá de forma participativa e democrática”, concluiu.

Foto: Myrian Oliver

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).