Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Turismo

Petrópolis conta com 20 microcervejarias e cervejarias artesanais que geram mais de 500 empregos diretos

Em reunião realizada nesta última segunda (22), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico esteve com produtores artesanais, grandes empresas, Turispetro, microprodutores e representantes do PC&VB, além da Firjan e integrantes da Rota Cervejeira para apoiar o grupo de cervejeiros que cresce a cada dia e favorecer a geração de emprego, renda, além de alavancar o turismo da cidade.

A cidade tem pelo menos 20 microcervejarias e cervejarias artesanais que, juntas, geram mais de 500 empregos diretos. Além disso, está incluída na Rota Cervejeira do Estado e agrega ainda rótulos da cidade e de municípios vizinhos na Deguste, feira do setor que movimenta o turismo na cidade.

As medidas que estão sendo tomadas pelo governo para incentivar o setor cervejeiro também foram citadas por Marcelo Fiorini. “Estamos estudando formas de implementar a lei municipal da cerveja, desburocratizando os trâmites para facilitar a vida do pequeno empresário. Ao mesmo tempo, nos colocamos à  disposição da Rota Cervejeira para ajudar na divulgação. A equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico está preparada para ajudar e facilitar para o empresário”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Durante o encontro, Jamil Sabrá, coordenador de Relações Institucionais, afirmou que um grande evento está sendo programado para incentivar o setor. “Estamos elaborando um festival e a cerveja será o catalisador, mostrando aos turistas toda a potencialidade da cidade como produtora. Também estamos estreitando os laços com outras entidades para acelerar o processo de abertura dessas empresas”.

Rota cervejeira como indutora do Turismo

O empresário e produtor artesanal de cerveja, José Renato Romão, falou sobre a importância da Rota Cervejeira para a divulgação dos microempresários e sobre os projetos que estão em andamento. “Em concordância com o governo, várias possibilidades estão sendo avaliadas, como a existência de um ônibus circulando na cidade, mostrando os pontos turísticos e levando as pessoas para visitarem as cervejarias, a instalação de um centro de informações sobre o circuito cervejeiro no Centro. Temos seis cervejarias em Petrópolis habilitadas para receber visitas, ou seja, é uma cidade referência. O que pedimos é a ajuda do governo para desburocratizar as licenças no âmbito municipal”.

Na ocasião, Gilmar Carvalho, vice-presidente da Rota Cervejeira, explicou o enfoque turístico da Rota Cervejeira, uma ação da Associação Turística das Cervejarias & Cervejeiros do Rio de Janeiro (Accerj) e a necessidade de se desenvolver o segmento de cerveja, mostrando que são dez cervejarias e microcervejarias na região da Serra Verde Imperial.

“Essa reunião é importante porque temos que trabalhar juntos, empresários e prefeitura. A Rota ajuda a divulgar o segmento, mas são as cervejas que vendem e o governo que ajuda os empresários a se estabelecerem. Ações que possuem o apoio do governo, como a Deguste, ajudam. Nosso objetivo final é divulgar o turismo e vender o produto. Estamos nesse ano oficializando o Circuito Cervejeiro de Petrópolis, que tem a intenção de divulgar as visitas nas pequenas fábricas, mais um grande passo para o setor”, contou.

“O projeto da Rota não é comercial, é totalmente voltado para o turismo. A primeira rota pensada é da região serrana, mas, a intenção é de expandir para outras regiões do Estado. Somos a cidade âncora das cervejarias”, explicou Andrea Kreischer, da Rota Cervejeira.

Uma nova reunião será marcada no próximo mês para que os empresários e representantes do setor possam discutir os incentivos necessários para o setor.

“Essa discussão é muito positiva. Temos tudo para ser um centro de referência de cerveja no Brasil porque a primeira fábrica é daqui. Vamos resgatar essa história. Vejo que os produtores estão trabalhando para qualificar cada vez mais as cervejas artesanais, temos que incentivar a produção e mostrar a potencialidade para os turistas”, disse Marcelo Florêncio, do PC&VB.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).