Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Petrópolis terá Bilhete Único de Museus

Pioneira no Sistema Municipal de Museus, a única no estado e referência do país, Petrópolis pode, mais uma vez, sair na frente sendo a primeira cidade do Brasil a ter o Bilhete Único de Museus. O projeto foi apresentado neste fim de semana pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, ao presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araújo. O encontro, que aconteceu no principal equipamento histórico-cultural do município, o Museu Imperial, também contou com a presença do diretor da instituição, Maurício Vicente Ferreira Junior.

No início do mês, ações conjuntas entre Museu e Prefeitura foram discutidas pelo prefeito Bernardo Rossi; o presidente do Instituto de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo e o presidente da TurisPetro – Secretaria de Turismo, com o diretor do Museu Imperial, Maurício Ferreira.

O Bilhete Único de Museus consiste em um ingresso único, com um preço determinado promocional, que dará acesso a diferentes instituições de Petrópolis. De acordo com Randolfo, o Passaporte Cultural de Petrópolis será inserido na proposta do Bilhete com intuito de oferecer o máximo de benefício aos visitantes e turistas, com um roteiro amplo e diversificado do que a Cidade Imperial tem de melhor a oferecer.

“Petrópolis é referência quando o assunto é Sistema Municipal de Museus, por ser a única cidade do estado a tê-lo e pela forma que o sistema atuará, com um fundo independente, entre outras ações que conquistamos desde sua criação. Agora também seremos pioneiros na implantação do Bilhete Único de Museus, que vai estimular ainda mais e difundir a importância da visitação aos museus da nossa Cidade Imperial”, frisou o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

“Vamos unir o Passaporte Cultural à ideia que temos do Bilhete Único. Isso vai trazer facilidade ao público, com acesso a diferentes unidades museológicas com apenas um ingresso, economicidade e a possibilidade de fomento aos demais museus da cidade que serão beneficiados com esse ingresso único”, explica Randolfo.

Para Marcelo Araújo, presidente do Ibram, que administra 30 museus em todo o país, a iniciativa vai ao encontro do protagonismo da Cidade Imperial. “Essa iniciativa confirma o potencial dos museus e começar por Petrópolis, uma cidade tão simbólica e histórica, mostra a importância das instituições museológicas para a cidade e toda a população”, disse Araújo.

Em Petrópolis, 24 instituições – entre museus, casas de memória e centros culturais – estão cadastradas no Sistema Municipal de Museus, criado em 2013. Um deles é o Museu Imperial, principal instituição museológica de Petrópolis.

 “Com a implantação do Sistema Municipal de Museus, vai melhorar a relação entre as instituições, de uma política mais forte e intensa para a atividade museológica em Petrópolis e reforçar esse conteúdo da economia criativa. O museu como um espaço de produção, de conhecimento, de fomento da economia local. E com a implantação do sistema, questões como a criação do Bilhete Único ganha força, ganha condições de ser efetivado, criado de fato”, observou o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Junior.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).