Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Cidade

Caminhada pelo Maio Roxo visa alertar sobre as Doenças de Crohn e a Colite Ulcerativa

Neste sábado (27) será realizada a 6ª caminhada do Maio Roxo, que visa alertar a população para as Doenças de Crohn e a Colite Ulcerativa. O evento, realizado pelo Grupo Reto Crohn Petrópolis, acontece a partir das 13h30, na Praça da Liberdade, com distribuição gratuita de camisas, laços roxos, brindes e panfletos com orientações à população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento das doenças.

Em 2016, cerca de 300 pessoas participaram da mobilização. Para 2017, a expectativa da organização é que a adesão seja maior. A caminhada será realizada por ruas do Centro Histórico, passando pela Avenida Koeler e ruas da Imperatriz e Imperador, retornando à praça.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, destaca a importância da prevenção e alerta com relação às doenças crônicas que apresentam sintomas muito similares com gastroenterites ou viroses.

“São doenças facilmente confundidas com outras patologias, então o paciente muda a alimentação, faz uso de medicamentos que tratam o problema pontualmente, mas com o passar do tempo os sintomas retornam. Há a preocupação ainda com a automedicação que retarda a avaliação médica e um possível diagnóstico, o que agrava a doença”, avaliou Silmar Fortes.

O médico gastroenterologista do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e coordenador do ambulatório de doença inflamatória intestinal, José Francisco da Silva Vieira, explica que a caminhada tem como objetivo enfatizar que após diagnóstico, o paciente consegue conviver com a doença sem danos à saúde.

“É preciso realizar essas ações públicas para que o maior número de pessoas possa se informar e conhecer os sintomas. Essas doenças crônicas não tem cura, mas quando diagnosticadas precocemente o paciente pode conviver bem com a doença e ganhar mais qualidade de vida”, afirmou José Francisco da Silva Vieira.

As doenças são mais comuns entre pessoas de 12 a 40 anos ou aquelas com mais de 60 anos. Os sintomas são diarreia, com ou sem sangramento retal, e, frequentemente dor abdominal. No caso da Doença de Crohn, as fezes podem ser muco-sanguinolentas (com pus e sangue). Já na Colite Ulcerativa, o paciente pode ter febre, aftas, dores articulares e perder peso.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).