Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Turismo

Bilhete Único de Museus incluirá o Museu do Artesanato

A Casa de Cultura Cocco Barçante, o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro – o primeiro do estado e segundo do país voltado à valorização do artesanato, vai ser incluído no projeto Bilhete Único de Museus. A medida consiste em um ingresso único, com um preço determinado promocional, que dará acesso a diferentes instituições de Petrópolis.

Com material reaproveitado transformado em obra de arte, o Museu reúne um acervo com 231 peças. “O lugar é incrível e mostra o que criatividade e o empreendedorismo podem fazer. O Museu se enquadra no perfil que queremos divulgar, de uma cidade que valoriza sua cultura e história, mas também preza pela sustentabilidade”, considerou o prefeito Bernado Rossi, destacando que Petrópolis tem equipamentos tradicionais, de valor reconhecido, mas também deve valorizar outros atrativos. “O Museu do Artesanato estará presente em toda divulgação que fizermos da cidade”, anunciou.

O espaço reúne trabalhos criados a partir do reaproveitamento de material, como tecidos, garrafas pet, madeira, lixo eletrônico, como carcaça de monitor, peças, entre outros, para criar obras incríveis e muitas pra lá de divertidas. Uma verdadeira viagem ao mundo da invenção e criatividade, o espaço apresenta peças produzidas em periferias, um trabalho realizado por seu idealizador, Cocco Barçante.

Credenciado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro foi inaugurado há três anos e o movimento vem crescendo. Em 2016, foram 935 visitantes. Já no ano passado o número passou para 2.220.

“Desde 2000 promovo esse trabalho nas comunidades de inclusão social usando a arte. E aqui todas as regiões do Estado estão representadas com o artesanato. A ideia do Museu do Artesanato é mostrar o talento dos artistas locais e das regiões vizinhas. Fico feliz e agradeço essa aproximação do poder público, assim como o reconhecimento ao Museu em prol da valorização de um espaço cultural e turístico, que valoriza o artesão, promovendo assim a venda dos seus produtos, que é o objetivo final do Museu”, disse Barçante, carioca que há 30 anos escolheu a Cidade Imperial como sua terra.

Para o secretário de Cultura, Leonardo Randolfo, o atrativo reafirma mais uma vez a diversidade cultural petropolitana. “O artesanato é um dos segmentos culturais da nossa cidade e ter um Museu voltado para essa manifestação, com tanta criatividade, realmente nos destaca como uma cidade multicultural”, disse.

O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro fica na Rua Coronel Veiga nº 1.734. O funcionamento é aos fins de semana, sábado e domingo, de 11h às 17h. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone (24) 3111-4944.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).