Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Saúde

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada até 9 de junho

A campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada até 9 de junho com o objetivo de reverter a baixa procura pela vacina contra a gripe que em todo o Estado foi de apenas 49%. A vacina continua disponível em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 8h às 15h – com o intervalo de 1h para almoço.

Em Petrópolis, 47 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus influenza que já causou a morte de duas mulheres este ano. Há ainda outros dois pacientes que seguem sob investigação da Coordenação de Epidemiologia. Por conta disso, a Secretaria de Saúde reafirma a importância da população se proteger contra a doença que tem maior incidência no inverno

No município, crianças, gestantes e mulheres com até 45 dias de parto são o grupo menos imunizado. Entre a população de crianças, que é de 16.292, apenas 4.090 receberam a vacina. Das 2.979 gestantes do município, 1.152 foram imunizadas, já entre as 490 puérperas apenas 127 receberam as doses.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, faz um apelo a todas as mães para que se vacinem e também protejam os filhos contra a gripe. Há ainda a preocupação com a pouca adesão por parte dos profissionais de Educação. Dos 3.200 professores, apenas 1.324 receberam as doses.

“Precisamos alertar os pais, principalmente as mães que tiveram filhos há 45 dias, assim como as gestantes, a se vacinarem e também imunizarem as crianças, já que a doença avança mais rápido no período mais frio e em ambientes fechados com grande concentração de pessoas”, explicou Silmar.

Devem se vacinar: crianças entre seis meses e menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e mulheres com até 45 dias de parto, doentes crônicos, professores e profissionais de saúde. A Coordenação de Epidemiologia alerta que a população deve se imunizar o quanto antes. Isso porque a proteção contra influenza só ocorre de 10 a 15 dias após a aplicação da vacina.

“Por isso é importante que as pessoas aproveitem esta oportunidade e se vacinem o quanto antes. A vacina é o único meio de se prevenir contra a doença. Todos que ainda não se vacinaram devem buscar uma unidade de saúde para se imunizar”, alerta a coordenadora de Epidemiologia, Elisabeth Wildberger.

Mais em:

Petrópolis intensifica a vacinação contra a febre amarela

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).