Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Publicidade Concer: Resposta às chuvas em Petrópolis
Gastronomia

Concurso de Cuca Alemã é uma das atrações da Bauernfest

A partir desta quinta-feira (1º) tem início as inscrições para o Concurso de Cuca da Bauernfest. Não se sabe se a origem real do quitute de fato é alemã, mas o bolo se tornou uma receita tradicional das cidades que tiveram seus primeiros habitantes vindos da Alemanha.

“Com o concurso, queremos resgatar as receitas antigas e trazê-las para o tempo presente”, explicou Emygdia Hoelz, presidente do Clube 29 de Junho, que vai avaliar os concorrentes e escolher a cuca mais original. Antigamente, esse bolo era considerado um prato raro servido somente em ocasiões especiais – por causa da matéria-prima, a farinha, ser um ingrediente caro. Mas rapidamente a cuca alemã se tornou popular e um dos quitutes mais adorados, feito com coberturas diversas, com banana, farofa, maçã, laranja e uva, ou a combinação delas.

Além do sabor, onde vários critérios serão analisados, o aspecto visual e a apresentação do produto também serão avaliados pelo júri. Textura e sabor da massa e recheio; equilíbrio e harmonia entre os sabores; respeito às origens da receita; tradição e também inovação e criatividade, respeitando a tradição e origem, estão nos quesitos que serão avaliados com pontuação. Depois de selecionar três finalistas, o resultado final terá um vencedor que será premiado com um jantar com direito a acompanhante em um restaurante da cidade.

As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Cultura do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, de 10 às 13h e de 14 às 17h. Para participar é preciso entregar, no ato da inscrição, cópia do RG, CPF e Comprovante de Residência, além de uma cópia da receita em envelope lacrado com o nome do participante. Integrantes da diretoria do Clube 29 de Junho, que vão compor o júri, bem como seus familiares, não podem participar da competição.

A competição será no dia 25 de junho, às 16h, no Palácio de Cristal. Mais informações sobre inscrição e o concurso podem ser obtidas no regulamento, que será publicado no site da Prefeitura, e na Diretoria de Cultura do IMCE pelo telefone 2233-1208.

Foto: Isabela Lisboa

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).