Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Saúde

Fumacê no bairro Bataillard visa eliminar as chances de proliferação de mosquitos que transmitem febre amarela

Nesta quarta-feira (31), seguindo uma diretriz do Governo do Estado, a Secretaria de Saúde acompanhou  a aplicação de inseticida no bairro Bataillard, na Mosela. A ação, realizada por agentes do Estado começou às 16h com dois carros de fumacê circulando nas vias próximas à Rua Dário Malaquias, além de 12 agentes de combate à endemias que pulverizaram vielas e locais sem passagem do automóvel. Toda estratégia ocorreu próxima às residências e com distância segura das áreas de proteção ambiental. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado determinou a ação preventiva após da morte de um macaco por febre amarela anunciada na última quinta-feira (25/05).

A população do local foi avisada sobre a ação com um dia de antecedência para que tomassem as medidas de precaução, como retirar a água e alimentos de animais domésticos das áreas externas, além de cobrir as gaiolas de pássaros e retirá-los de áreas externas, retornando-os somente  após uma hora da passagem do fumacê.

O subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Alexandre Chieppe explicou que há um monitoramento realizado desde janeiro onde não encontrou espécies de Haemagogus e Sabethes em Petrópolis. Mas, como prevenção, o controle de vetores do Estado irá exterminar todos os possíveis focos de mosquito, inclusive o aedes aegypti, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, e que pode ser um vetor da febre amarela.

 “A utilização do carro fumacê faz parte das ações de controle de vetores que estamos adotando em Petrópolis, diante da confirmação da morte de um macaco pela doença. Nossos técnicos, junto aos profissionais da vigilância municipal, já realizaram a avaliação de campo e daremos continuidade à vacinação de forma intensificada para proteção da população”, disse Chieppe.

A coordenadora da Vigilância Ambiental Maria Beatriz Fagundes Pellegrine explica que apesar de Petrópolis estar dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), a área de ação do fumacê foi avaliada pelo Estado para que os riscos de impactos ambientais fossem reduzidos.

“O bairro Bataillard tem características diferentes de outras APAs, o Estado não realizou o fumacê dentro das matas – áreas de preservação ambiental –  e sim dentro da comunidade, nas ruas e vielas. O local onde foi achado o macaco não passa carro, então estão utilizando as máquinas de pulverização manuais. Haverá sim pequenos resíduos, mas estes não geram grandes impactos ao Meio Ambiente”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes explicou que a equipe de Vigilância do Estado também realizará o trabalho de captura de mosquitos em outras áreas de mata fechada do município. “Desde o início do ano, todas as amostras coletadas deram negativo para febre amarela. Não há circulação do mosquito em áreas urbanas desde 1942, então todas as ações que estão sendo adotadas têm em caráter preventivo. Neste sentido estamos fazendo também o monitoramento. Mas o fundamental é que a população faça a sua parte e se vacine”, destacou Fortes.

Vacina contra Febre Amarela segue em 41 unidades

Em Petrópolis 190 mil pessoas se vacinaram contra febre amarela desde janeiro. Destas, 10 mil foram imunizadas no mutirão realizado no último sábado (27.05).

A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 110 mil pessoas até outubro. As doses continuam distribuídas diariamente em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço.

Devem ser vacinadas contra febre amarela: as crianças a partir de 9 meses e adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).