Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Educação

​UCP comemora centenário do professor Paulo Machado​

Nesta sexta-feira (2), a Universidade Católica de Petrópolis, em conjunto com a Academia Petropolitana de Letras, o Instituto Histórico de Petrópolis, a Associação dos Professores Públicos do Ensino Médio, a Academia Petropolitana de Educação, a Sociedade dos Amigos do Museu Imperial e a Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, oferece sessão solene em homenagem ao professor Paulo Machado, na celebração dos seus 100 anos de vida.

O evento ocorrerá no Campus BC da Universidade, com uma missa em Ação de Graças, às 18h30, na Capela Nossa Senhora de Sion, presidida por Dom Gregório Paixão, bispo diocesano de Petrópolis; e depois haverá sessão Solene de Homenagem, às 19h30, no Salão Nobre da UCP, com discurso a ser proferido pelo desembargador Miguel Pachá, que falará em nome de todas as entidades envolvidas na organização.​

O professor Paulo Machado se estabeleceu profissionalmente em Petrópolis, como professor de Português, Latim, Francês e História em diversos colégios particulares e públicos da cidade, bacharelou-se em Direito pela 1° turma da Universidade Católica de Petrópolis em 1958, e lecionou Direito Romano na PUC do Rio de Janeiro e na UCP.

“É uma grande honra para toda a família ucepeana a celebração do centenário de nascimento do prof. Paulo Machado da Costa e Silva. Ele foi aluno da primeira turma da Faculdade de Direito, em 1954, e com essa sua iniciativa de se matricular num curso que estava se iniciando – já sendo ele na época um destacado e reconhecido professor de história, e de outras disciplinas, na sociedade petropolitana da década de 50 –  acabou emprestando seu prestígio e dando maior credibilidade para a instituição educacional que estava ainda nascendo naquele momento e que viria a se tornar, em 1964, a Universidade Católica de Petrópolis. Depois de concluído o bacharelado, ele acabou se tornando o primeiro egresso do curso de Direito a vir integrar o corpo docente da faculdade, na qual lecionou por muito tempo. Boa parte dos advogados mais veteranos da cidade, e mesmo muitos destacados membros das carreiras jurídicas públicas, foram alunos dele”, disse o professor do Curso de Direito da UCP, Cleber Alves.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).