Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Publicidade Concer: Sustentabilidade e economia
Educação

Conferência Municipal de Educação acontece nesta semana

Com o tema “Rumos da Educação Petropolitana: Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação”, a V Conferência Municipal de Educação será realizada nos dias 05 e 06 de junho, no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis – campus Benjamin Constant – das 8h às 17h. O evento é organizado pela prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação (COMED).

Durante o evento serão eleitos os integrantes do Conselho Municipal de Educação para o Biênio 2017 / 2019, de acordo com o artigo 5º do Decreto 285, de 10 de agosto de 2010. Participarão da conferência representantes da Secretaria de Educação, de sindicatos, diretoria Regional Pedagógica Serrana I, instituições de ensino superior, professores, responsáveis por alunos, legislativo municipal, organizações sociais e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Todos deverão apresentar documentação que comprove a legitimidade da sua representação, emitida pela instituição indicada. A inscrição será feita no dia 5 de junho, a partir das 8h.

“É importante a participação de todos nessa conferência que vai tratar de assuntos importantes para a rede municipal de Educação, como ampliação do número de vagas em CEIs e alfabetização no tempo certo”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

A programação começará no dia 5, às 8h com credenciamento e coffee break. A composição da mesa será realizada às 9h e será seguida de uma apresentação cultural. A primeira palestra, com o tema “Plano Nacional de Educação: Metas para a próxima década (2011 – 2020) será ministrada pela professora Lucia Emília Figueiredo de Souza Rebello, às 9h45 e depois será feita a leitura e aprovação do regimento interno da V Conferência Municipal de Educação.

Às 11h40 ocorrerá a divisão dos eixos temáticos e encaminhamento para os espaços de discussão. No eixo 1, o tema discutido será a universalização, até 2016, da Educação Infantil na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos de idade e a ampliação da oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos, até o final da vigência do Plano Municipal de Educação.

O eixo 2 vai tratar sobre a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental e no eixo 3 será discutido a universalização do atendimento para toda a população de 15 a 17 anos, além da elevação da taxa líquida de matrículas no ensino fundamental para 85%.

Já o eixo 4 discutirá a importância de assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e a consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União. O intervalo será feito as 12h e o retorno dos trabalhos será às 14h. O debate dos eixos seguirá até o encerramento, às 17h.

No dia 6, ocorrerá uma apresentação cultural às 9h e a palestra “História dos Planos Nacionais de Educação”, ministrada pela​ professora Érica Machado, começará as 9h30. A apresentação em plenária das discussões realizadas em cada eixo temático vai ocorrer entre 10h e 12h. Às 14h ocorrerá a explanação sobre o perfil do conselheiro de Educação. A eleição dos conselheiros biênio 2017/2019 ocorrerá ás 14h15. Já a plenária final será as 15h15 com a posse dos conselheiros eleitos.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).