Concer: Comece pela segurança
Concer: Comece pela segurança
Cidade

Petrópolis sedia a exposição Estadual do Rio de Janeiro de Mangalarga Marchador

Entre os dias 14 e 17 de junho, o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, vai sediar a Exposição Estadual do Rio de Janeiro de cavalos Mangalarga Marchador, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM). No ano passado, a exposição contou com 51 expositores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O evento contou com leilão e 294 animais julgados e recebeu cerca de cinco mil visitantes. Nesse ano, o leilão vai ocorrer na sexta-feira (16) às 18h.

“O departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está apoiando a iniciativa e, além de prestigiar os eventos da exposição, os visitantes terão a oportunidade de visitar as barracas com produtos regionais da cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Os animais chegarão ao espaço a partir do dia 11 de junho. “Nossa cidade já tem esse histórico e tradição de receber eventos como esse.  Prova disso foram as duas exposições realizadas agora na Expo Petrópolis, com  a estadual de Pampa e Brasileira de Campolina, além dos leilões que foram realizados, atraindo diversas pessoas de fora e que foram um sucesso. Sou suspeito para falar de evento como esse, pois sou um apaixonado pelo Mangalarga Marchador, mas vamos fomentar sim esse nicho de mercado que é bem aquecido e traz renda e movimento para a cidade, com reflexo grande no turismo”, disse Marcelo Valente, secretário de Turismo.

Artesanato e produção agrícola

Durante o evento, os visitantes poderão, ainda, visitar 15 barracas com produtos da agricultura familiar da região e com artesanato, disponibilizadas pelo Departamento de Agricultura. Um ponto de coleta de alimentos não perecíveis também será colocado no parque. A intenção, segundo o departamento é de que posteriormente, os alimentos sejam distribuídos para instituições beneficentes.

O esterco gerado durante o evento será distribuído para os agricultores familiares locais através das associações de produtores. “Um caminhão com esterco custa aproximadamente quinhentos reais. Em um evento como esse a expectativa é de conseguirmos cinco caminhões, ou seja, uma ajuda significativa para os produtores locais”, explicou Jarbas Braga, assessor técnico do departamento de Agricultura.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).