Publicidade Concer: Passarelas
Publicidade Concer: Passarelas
Agenda cultural

Concertos, ópera, música popular e instrumental, shows e atividades infantis estão entre as atrações do Festival de Inverno de Petrópolis

Petrópolis se prepara para receber mais uma edição do Festival de Inverno de Petrópolis. O evento que acontece de 7 a 16 de julho, é reconhecido como um dos festivais de música mais importantes do Brasil. O Festival ocorrerá no Centro, em diversos espaços emblemáticos da cidade como a Catedral São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Hotel Solar do Império, Praça da Liberdade e Centro Cultural Raul de Leoni.

O Festival de Inverno de Petrópolis 2017 é uma realização do Instituto Dell’Arte, fundado e presidido pela professora de piano e empresária, Myrian Dauelsberg. “É nossa função contribuir para a democratização de cultura e inclusão social através das artes, além do apoio aos talentos da nova geração”, destacou. “Este festival é fruto da parceria entre entidades, empresas e pessoas que acreditam na arte como fator de transformação da sociedade. A realização do 17º. FIPET só vai ser possível porque contamos com a sensibilidade dos nossos parceiros, e juntos, conjugamos esforços para oferecer gratuidade nos espetáculos. O importante é proporcionarmos acesso livre ao público a espetáculos de qualidade”, completa.

Programação*

A abertura oficial do evento será no dia 7 de julho, sexta-feira, às 20h, na Catedral São Pedro de Alcântara, com um concerto da Orquestra Sinfônica CESGRANRIO sob a regência do Maestro Eder Paolozzi ea participação especial do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. Programado também para o santuário um recital de órgão com o maestro Marco Aurélio Lischt.

No Palácio de Cristal acontece a série “SESI Cristal Jazz”, que traz grandes nomes da música brasileira como Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Mark Lambert, além de show com Mariano Trio e atrações infantis.

O Museu Imperial será palco dos “Concertos ao Meio Dia”, projeto de formação de plateia e de apoio à nova geração de pianistas, com apresentações de: João Elias e Aleyson Scopel, Silas Barbosa e Patrícia Glatzl, Lígia Moreno e André Signorelli e dos românticos “Concertos à Luz de Velas”, com o grupo Quinta Essentia. Ainda no Palácio Imperial, haverá um bate-papo com artistas como Ana Botafogo falando dos bastidores dos grandes ballets.

Apresentações de ópera e shows estão programadas para acontecer no Theatro D. Pedro. Apresentam-se por lá a banda BlueBeetles; a Ópera Viva La Mamma, de Donizetti, e o coral Brasil Ensemble, ambos da Escola de Música da UFRJ; o grupo PianOrquestra e os espetáculos “Começaria tudo outra vez – Um tributo a Gonzaguinha” e “Fina Flor”, de Roberta Spindel, além do concerto de encerramento com Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Duas versões do “Chá Musical” vão acontecer no Hotel Solar do Império, como o espetáculo “A Flauta Mágica”, e uma tarde de canções francesas, com o Chansonnier Pascal Maurice.

A Praça da Liberdade vai abrigar o tradicional e animado “O Festival vai à Praça”, com apresentações de grupos artísticos de alunos das escolas municipais, projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis.

O Centro de Cultura Raul de Leoni, por sua vez, será palco da peça de teatro “Quem é você”, do projeto Teatro nas Escolas, da Fundação CESGRANRIO e as já concorridas oficinas infantis.

Tradição mantida, a “Campanha da Solidariedade” também está presente nesta edição. A campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para instituições carentes. Pede-se a doação de um alimento como ingresso nos espetáculos programados.

Mais informações:

Site: http://www.fipet.net.br/

Facebook:  https://www.facebook.com/FipetDellarte/

*programação sujeita a alterações

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização ([email protected]).